TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trilho De AR - Mru

Artigo: Trilho De AR - Mru. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1 Introdução 3

2 Objetivo 4

3 Materiais e instrumentos 4

4 Parte Experimental 5

4.1 Procedimentos 5

5 Conclusão 8

1 Introdução

A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas. Na cinemática nos estudamos dois tipos de movimentos. Sendo um deles M.R.U. (Movimento Retilíneo Uniforme). É definido como movimento uniforme como sendo aquele movimento que tem velocidade escalar constante em qualquer instante ou intervalo de tempo. Pode-se dizer ainda que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

Nessa prática foi observado o Encontro de dois Móveis em M.R.U. O encontro ocorre quando os dois móveis estão na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo.

Utilizando um plano inclinado em 15°, medimos o tempo de descida (esfera) e subida (bolha confinada) em um tubo graduado (mm) com o auxilio de um cronometro. Fizemos três medições para cada um dos corpos, calculando assim a média de cada um deles para obtermos um resultado mais preciso.

V= D

t

Equação do movimento uniforme

X = Xₒ+v.t

Onde:

Xₒ= posição inicial

V= velocidade

t= Tempo

Observamos através da escala de graduação do tubo, o ponto em que a esfera e a bolha se encontravam, e obtivemos por meio de cálculos a distancia de encontro entre elas e o instante de tempo do encontro.

Comparamos os dados obtidos através dos cálculos algébricos e com a observação.

2 Objetivo

A prática tem o objetivo de determinar o instante e a posição de encontro de dois móveis em MRU sobre uma mesma trajetória com o objetivo de aprendizagem a nós alunos que realizamos o procedimento.

3 Materiais e instrumentos

Plano inclinado articulável com escala de 0° a 45°, tubo com fluido, esfera de aço confinada, ímã encapsulado, cronômetro.

4 Parte Experimental

4.1 Procedimentos

De acordo com as orientações do professor e o roteiro da pratica

Inclinamos o plano 15°;

Utilizando o ímã, posicionamos a esfera na marca 0 mm. Liberamos a esfera e cronometramos o tempo transcorrido até a esfera passar pela marca 400 mm. Repetimos este procedimento 3 vezes e anotamos os tempos medidos na tabela 1. Calculamos a velocidade média da esfera e anotamos na Tabela 1.

- Cálculos e resultados

Inclinamos o conjunto, fazendo com que a bolha de ar se posicione na marca 400 mm. Apoiamos a plataforma na mesa cronometrando o movimento da bolha até a posição 0 mm. Repetimos este procedimento 3 vezes e anotamos o tempo deste percurso na Tabela 1. Calculamos a velocidade média da bolha e anotamos na Tabela 1.

- Cálculos e resultados

Tabela 1

Medida Esfera Bolha

1 〖∆t〗_1=6,71 V_1=0,06 〖∆t〗_1=6,18 V_1=0,06

2 〖∆t〗_2=7,29 V_2=0,05 〖∆t〗_2=5,49 V_2=0,07

3 〖∆t〗_3=6,75 V_3=0,06 〖∆t〗_3=5,83 V_3=0,07

Média: ∆t=6,92 V_e=0,06 ∆t=5,83 V_b=0,07

Para o movimento uniforme define-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = xo +v.t em que x e xo representam o espaço final e inicial ocupados pelo móvel, v a velocidade e t o tempo.

Identificamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com