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TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO – ATIVIDADES PRÁTICAS – DELPHI

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  296 Visualizações

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  1. Nosso Primeiro Programa

O Layout

[pic 1]

Objetivo do Projeto

[pic 2][pic 3]

Ao clicarmos o botão                       , tudo o que estiver digitado na primeira caixa de texto

aparecerá também na segunda caixa.

Passos a serem seguidos:

  1. Desenhar o layout do projeto, ou seja, desenhar as janelas que se deseja usar  inserir no formulário os controles (componentes ou objetos) que serão necessários;

  1. Adaptar as propriedades dos objetos  alterar as propriedades dos controles às necessidades da aplicação;
  1. Escrever o código para os eventos associados  esta é a parte mais complexa do desenvolvimento, é ela que dá funcionalidade ao projeto, são as rotinas que começam a ser executadas a partir de um evento.

  1. O Design do Projeto
  • Antes de começar, configure um caminho para o seu projeto: C:\Meus Documentos\Atividade1.
  • O diretório Meus Documentos será sempre o nosso diretório de trabalho.
  1. Entre no Delphi.
  1. Objetos a serem  inseridos no formulário
  • Há duas maneiras de se inserir objetos no formulário, uma delas é clicando primeiro no objeto (na paleta de componentes) e depois no formulário.

Quantidade

Objeto

Paleta

Função do Objeto

02

[pic 4]  Edit

Standard

Caixa de texto - serve como entrada e saída de dados

02

    Button[pic 5]

Standard

Botão para execução de comandos

  1. Redimensione os objetos e o formulário
  • Para arrastar o objeto para uma determinada posição, o procedimento é igual ao usado no Windows ... o objeto deve estar selecionado.
  • Para selecionar um objeto (lembre-se que o formulário também é um objeto) basta clicar em uma de suas bordas.

Seu formulário deverá ficar semelhante a este:

[pic 6][pic 7]

  • Para que não ocorra nenhum problema na hora de escrever o código, a posição dos objetos, com relação ao seu número, deverá ser esta!!!
  1. Alterando Propriedades
  1. Salvando o Projeto pela Primeira Vez

  • Antes de começar a alterar as propriedades dos objetos, vamos salvar nosso projeto. No Menu Principal clique em File \ Save All.

[pic 8]

 

Primeiro abrirá uma caixa de diálogo para darmos um nome à Unit (código) igual a esta: [pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

Faça as alterações necessárias.

Depois abrirá uma caixa de diálogo para darmos um nome ao Projeto (formulário com os objetos) igual a esta: [pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20][pic 21][pic 22]

Faça as alterações necessárias.

  • O Delphi não aceita o mesmo nome para a Unit e o Projeto, portanto sempre salvaremos:

[pic 23]

nome da Unit = nome do Projeto + U

  1. Alterando Propriedades
  • Nesta fase alteraremos as propriedades via Object Inspector. Propriedades também podem ser modificadas durante a execução do projeto (veja no item 3).

 

  • Primeiro, selecione o objeto a ser modificado. Uma vez feito isto, o Object Inspector estará pronto para receber as alterações nas propriedades do objeto selecionado. Somente estarão evidenciadas as propriedades do objeto selecionado.

Objeto

Propriedade

Alteração

Observações

Edit1

Text : texto que aparece na caixa de texto

Apague o texto

È como se estivéssemos zerando a caixa de texto

Edit2

Text : texto que aparece na caixa de texto

Apague o texto

È como se estivéssemos zerando a caixa de texto

Button1

Caption: Texto que aparecerá no botão

Escreva Clique Aqui!

Estamos dando um nome ao botão

Button2

Caption: Texto que aparecerá no botão

Escreva Fim

Estamos dando um nome ao botão

Form

Caption: Texto que aparecerá no cabeçalho do formulário

Escreva Meu Primeiro Programa!

Estamos dando um nome ao formulário

[pic 25][pic 24]

A propriedade Caption é a palavra que aparecerá como título da janela ou do componente, com até 255 caracteres. Há, para muitos componentes, a propriedade Name. Esta propriedade muda o nome do componente e não o título que aparecerá no componente.. Por exemplo, se você mudar a propriedade Name do objeto Form1 para Formulário, o objeto Form1 passará a se chamar Formulário, portanto, em todos os comandos e procedures que estiverem relacionados a este objeto, aparecerá o nome Formulário.

...

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