Um Relatório Robótica
Por: Diogo csgo • 5/1/2019 • Relatório de pesquisa • 579 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Relatório Robótica
1º Trabalho Prático
Alunos:
João Paulo Zanguinetti Soares nº21270854
A proposta do trabalho prático é a resolução do problema das torres de Hanoi, a solução passa por uma descrição de sete movimentos do braço robótico.
Existem três torres implementadas numa plataforma de madeira numeradas de um a três, ao nosso grupo consiste a passagem das peças da torre 3 para a torre 2.[pic 1]
Previamente é necessário definir pontos onde o braço se poderá movimentar, este passo foi resolvido durante a aula prática e delineado da seguinte forma:[pic 2]
Em vista a solução do problema a sequência de pontos segue a seguinte ordem de acordo com os sete movimentos como descrito no enunciado:
[pic 3]
Os movimentos anteriormente descrito estão exemplificados visualmente da seguinte maneira:
[pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
O programa utilizado para programar o robô é o MotoSim, programa de simulação em ambiente virtual de autómatos.
Primariamente é necessário definir o espaço virtual em que se irá trabalhar, neste âmbito foi criada a mesa de trabalho em que o autómato está inserido e todas as componentes associadas. O programa funciona com base em “entidades” definidas pelo utilizador, sendo elas separadas de modo a poderem ser alteradas e movidas ao longo da simulação. Foi necessária a criação da mesa de trabalho, a garra em duas fases distintas (aberta e fechada), os três postes e as três peças.
Ambiente de trabalho Simulado:
Arvore de modelos:[pic 11]
[pic 12]
Posição Inicial:
[pic 13]
Após delineado o espaço de trabalho e todos os seus componentes (models) passamos para a fase de programação.
A linguagem de programação consiste em instruções pré-definidas do MotoSim EG, as quais são descritas da seguinte maneira:
1: ‘MDL:MOV M1 M2
Descreve o movimento do modelo M1 para ficar associado à entidade do modelo M2 por exemplo quando o autómato agarra uma determinada peça para a sua movimentação para outro cilindro.
2: ‘MDL:ADDX6 M1=10,20,30,0,0,0
É o movimento da peça para uma determinada posição do mundo virtual como por exemplo quando se define que a peça fica dentro de um determinado cilindro (desassocia da garra), com a posição que toma descrita pelos pontos a seguir a M1 (X, Y, Z).
3:’MDL:AXIS6 M1=10,20,30,0,0,0
Relativamente semelhante à instrução anterior, utilizamos esta instrução para definir a posição inicial da entidade desejada, neste caso a posição inicial das peças.
4:MOVL C0000 V=200.0
...