Universidade Estadual do Maranhão
Por: leafarmiguez • 8/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.326 Palavras (14 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual do Maranhão
Curso: Engenharia Civil
Professora: Maria Teresinha de Medeiros Coelho
Pavimentação
Análise laboratorial
São Luís, 9 de abril de 2019
ENSAIO DE ABSORÇÃO
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DA ABRASÃO “LOS ANGELES”
ENSAIO DE ADESIVIDADE
Relatórios apresentados como requisito parcial de nota para 1ª avaliação na disciplina de Pavimentação do curso de Engenharia Civil.
Daniel Artur de Sousa Sales, 201521170
Fúlvio Willian Aragão Melo, 201629253
Marcelo Silva Demétrio, 201512920
Rafael Cardoso Miguez Dias, 201528902
Rodrigo Silva Carvalho, 201500895
São Luís, 9 de abril de 2019
ENSAIO DE ABSORÇÃO
1. INTRODUÇÃO
O ensaio em questão tem como finalidade quantificar quanto, em porcentagem, o agregado escolhido consegue absorver água. A absorção é definida como a capacidade de ocupação da água no interior dos poros do agregado, o que a norma define como vazios permeáveis (descontinuidades ligadas diretamente à superfície do material) preenchendo-o, sendo assim expresso como porcentagem de sua massa seca.
É obtido por meio da relação entre a massa de água absorvida pelo agregado após o mesmo se encontrar submergido por 24 horas e a massa de material em estado seco. Utiliza-se a norma DNER 195/97 como base, e a mesma recomenda um máximo de 2% de absorção para o agregado graúdo.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O principal objetivo da pavimentação é garantir a qualidade da via, verificar o descolamento entre a película de asfalto e o agregado uma vez que pode causar desgaste, desagregação e deslocamento, perda e polimento de agregados na pista. A causa destes problemas está ligada, principalmente, à escolha do agregado. O ensaio de absorção é um ensaio realizado nos agregados graúdos no intuito de verificar a porosidade do mesmo, visto que um agregado poroso pode realizar a absorção de ligante asfáltico. Desse modo a porosidade do agregado a ser utilizado dever ser medida para que seja incorporado à mistura asfáltica a quantidade adicional de ligante asfáltico necessária.
Agregados com alta porosidade não são recomendados para pavimentação, pois necessitam de maior quantidade de ligante asfáltico e a amostra pode apresentar porosidade variável, o que poderá ocasionar excesso ou falta de ligante asfáltico. Na ausência de outro agregado graúdo, o de grande porosidade poderá ser utilizado desde que seja realizada a dosagem adequada do ligante asfáltico afim de obter a porcentagem de água que o agregado absorve (ocasionando o encarecimento da obra), a análise da absorção é definida como o aumento da massa do agregado devido ao preenchimento dos seus poros por água, expresso como porcentagem da sua massa seca. Essa relação é dada entre a massa de água absorvida pelo agregado graúdo após 24 horas de imersão e a massa inicial de material seco.
3. OBJETIVO
Este ensaio tem objetivo de medir a porcentagem de água que o agregado absorve em 24 horas.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
O ensaio de absorção foi realizado no laboratório de solos da UEMA no dia 02/04/2019.
4.1 Materiais utilizados
- Balança;
- 3000 g de brita;
- Recipiente;
- Peneira 4,8mm;
- Pano.
4.2 Metodologia
- Separou-se 3001,0 g da amostra de material lavada na peneira 4,8mm, seca em estufa e resfriada em temperatura ambiente (figura 1);
- Colocou-se o material em um recipiente e acrescentou água até cobrir a amostra (figura 2) e deixou-se em repouso por 24 hrs;
[pic 2] [pic 3]
Figura 1: amostra de material lavada e seca Figura 2: amostra coberta por água
- Após 24 hrs, retirou-se a água do recipiente e espalhou-se a amostra sobre um pano para remoção das películas visíveis de água, de maneira adequada, evitando a evaporação de água dos poros durante a operação;
- Depois de seca superficialmente, a mostra foi pesada, na qual o valor determinado foi de 3007,1g.
5. RESULTADOS
Com resultados obtidos de peso da amostra, foi possível calcular a absorção a partir da fórmula fornecida no item 7.1.3 da norma DNER 195/97.
5.1 Cálculos Realizados
A absorção é obtida pela expressão:
𝐵 − 𝐴
𝑎 = [pic 4] 𝑥100
𝐴
Onde:
a: absorção do agregado;
A: massa do agregado seco, em Kg ou em g;
B: massa do agregado na condição saturada superfície seca, em kg ou em g.
Dessa forma,
𝑎 = (3007,1-3001,0) / (3001,0) 𝑥100% = 0,203%
5.2 Análise dos Resultados
Visto que o ensaio proposto analisou a amostra nas condições seca e saturada, verificou-se que o valor de absorção apresentado pelo agregado graúdo foi inferior a 2%. Dessa forma, a amostra estudada demonstra-se como adequada para aplicação nos estudos de dosagem e produção de concreto.
...