Vetores
Pesquisas Acadêmicas: Vetores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TiagoSilva2408 • 30/5/2013 • 387 Palavras (2 Páginas) • 833 Visualizações
1. Vetores
Vetores são estruturas indexadas utilizadas para armazenar dados de um mesmo tipo. Para declarar um vetor use a construção:
tipo_do_vetor nome_do_vetor[tamanho];
Para acessar um elemento do vetor, basta utilizar o nome_do_vetor seguido do número que corresponde à posição do elemento desejado (o índice do elemento) entre colchetes. O nome com esse índice pode ser utilizado em seu programa como se fosse uma variável qualquer.
Um vetor (array) é uma estrutura indexada por um índice que armazena dados de um mesmo tipo básico (por enquanto, inteiros e reais). Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes ([]). O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a ).
2. Implementação de Vetores e Matrizes em Linguagem C
A linguagem C permite a criação de vetores bidimensionais, declarados estaticamente. Por exemplo, para declararmos uma matriz de valores reais com 4 linhas e 3 colunas, fazemos:
float mat[4][3];
Esta declaração reserva um espaço de memória necessário para armazenar os 12 elementos da matriz, que são armazenados de maneira contínua, organizados linha a linha.
Alocação dos elementos de uma matriz
Os elementos da matriz são acessados com indexação dupla: mat[i][j]. O primeiro índice, i, acessa a linha e o segundo, j, acessa a coluna. Como em C a indexação começa em zero, o elemento da primeira linha e primeira coluna é acessado por mat[0][0]. Após a declaração estática de uma matriz, a variável que representa a matriz, mat no exemplo acima, representa um ponteiro para o primeiro “vetor-linha”, composto por 3 elementos.
Com isto, mat[1] aponta para o primeiro elemento do segundo “vetor-linha”, e assim por diante. As matrizes também podem ser inicializadas na declaração:
float mat[4][3] = {{1,2,3},{4,5,6},{7,8,9},{10,11,12}};
Ou podemos inicializar sequencialmente:
float mat[4][3] = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12};
O número de elementos por linha pode ser omitido numa inicialização, mas o número de colunas deve, obrigatoriamente, ser fornecido:
float mat[][3] = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12};
...