Óxidos - Química Geral
Por: Josiéllerson Giordano • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 617 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
Óxidos
É todo composto químico formado pelo oxigênio e um outro elemento que não seja o flúor. Há fundamentalmente dois modos para dar nome aos óxidos. Um deles é mais utilizado para os óxidos moleculares, e o outro para os óxidos iônicos.
Óxidos moleculares: Para que um óxido seja molecular basta que o oxigênio esteja combinado com outro não metal ou com um semimetal, para nomear os óxidos foram adicionados prefixos ao inicio do nome (mono = um, di = dois, tri = três...), de acordo com a quantidade de oxigênio e do outro elemento, alguns exemplos são os vários óxidos formados pelo oxigênio com o nitrogênio:
NO - Monóxido de Nitrogênio
NO2 – Dióxido de Nitrogênio
N2O3 – Trióxido de Dinitrogênio
N2O4 – Tetróxido de Dinitrogênio
N2O5 – Pentóxido de Dinitrogênio
Óxidos Iônicos: Os óxidos iônicos são as combinações de um oxigênio com um metal, a nomenclatura dos óxidos iônicos não é tão detalhada como os óxidos moleculares, basta escrever “óxido de” seguido pelo nome do metal, caso seja um metal que forme mais de um cátion, então deve-se acrescentar, no final, um número, em algarismos romanos, que correspondem à carga do cátion do metal. Alguns exemplos de óxidos de metais com carga fixa são:
Na2O – óxido de sódio
CaO – óxido de cálcio
Al2O3 – óxido de alumínio
E exemplos de óxidos de metais com carga variável são:
Cu2O – óxido de cobre I
CuO – óxido de cobre II
FeO – óxido de ferro II
Fe2O3 – óxido de ferro III
No caso dos óxidos de cobre e de ferro, que só possuem duas cargas possíveis, existe outra forma de nomenclatura, com a palavra “óxido” seguida do nome do elemento com a terminação oso, no caso de ser o cátion com a carga menor, ou a terminação ico, no caso de ser a maior carga. Ficando os óxidos sendo chamados de:
Cu2O – óxido cuproso
CuO – óxido cúprico
FeO – óxido ferroso
Fe2O3 – óxido férrico
Existem alguns metais que fogem a regra, são eles, o cromo e o manganês. O cromo forma CrO, Cr2O3, CrO2 e o CrO3, e o manganês forma MnO, Mn2O3, MnO2, MnO3, Mn2O7. Por isso eles recebem ambos os tipos de nomenclatura.
Uma vez que há óxidos moleculares e óxidos iônicos, é muito difícil generalizar suas propriedades. Então costuma-se dividi-los em grupos. São esses grupos os óxidos ácidos, óxidos básicos, óxidos neutros e peróxidos.
Óxidos ácidos: São óxidos retirados a partir da desidratação de ácidos. Além da nomenclatura normal dos óxidos, os óxidos ácidos podem ser nomeados escrevendo-se a palavra “anidrido” seguida do nome do ácido que origina o óxido. Alguns exemplos são:
H2SO4 – H2O = SO3 – anidrido sulfúrico
H2CO3 – H2O = CO2 – anidrido carbônico
Os óxidos ácidos quando reagem com água formam ácidos, já quando reagem com bases, formam sal e água.
Óxidos básicos: São óxidos retirados a partir da desidratação dos respectivos hidróxidos, de modo similar ao que faz com os ácidos:
...