A Origem da Palavra Estatística
Por: celso192 • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 695 Palavras (3 Páginas) • 589 Visualizações
- INTRODUÇÃO.
A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que a 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4° livro do Velho Testamento faz-se referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar.
Mais correntemente, Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística.
Num sentido mais lato, Estatística é a ciência que se ocupa da recolha e tratamento de informação. Tem como objectivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros.
Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. "O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios", diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste.
Foi utilizada para fonte de dados a Empresa A Gardner Denver Nash Indústria e Comercio de Bombas Ltda. que se faz presente no mercado brasileiro desde 1962, com expressiva importância em seu mercado de bombas de vácuo e compressores para empresas de Celulose, usinas de cana, etc.
2. DESENVOLVIMENTO.
- Coleta de dados Para a Amostra.
Foi coletada uma amostra da idade de um grupo de 100 pessoas que trabalham na linda de produção da empresas escolhida. Segue abaixo tabela onde representamos os dados coletados
[pic 1]
Logo que coletados todos os dados da amostra, devemos organizá-los, isso é chamado de ROL, para que assim seja melhor a identificação e visualização da tabela.
[pic 2]
- Amplitude Total das Classes.
Assim que organizado os dados no ROL, deve-se estabelecer a Amplitude Total das Classes, estaremos utilizando 7 (sete) classes para estabelecer a Amplitude Total. Segue abaixo o calculo realizado.
(Maior valor – Menor valor)/Pelo n° de Classes.
[pic 3]
- Distribuição de Freqüência.
A partir de tais informações podemos obter a tabela de distribuição de freqüência, que consiste em posicionar em uma tabela o numero de Freqüências, oriundas dos dados das Entradas de Classe.
A freqüência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc.) em um determinado intervalo.
...