Amostragem
Por: anabanana123 • 14/9/2015 • Resenha • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
FAG – FACULDADE ASSIS GURGACZ
Ana Julia Cadore, Isabella Ranno, Ketlyn Stanhaus, Leticia Lima
SUÍNO ENGORDA
Ecologia e bioclimatologia
Medicina Veterinária
Setembro – 2014
Cascavel – PR
INTRODUÇÃO
Suíno de Engorda
Durante o período de crescimento e engorda, os suínos podem ser alimentados com diversos tipos de alimentos e através de diferentes sistemas. Fornecendo-lhes farelos e rações trituradas, entre outros formatos de rações balanceadas. Podendo também adotar a dieta seca ou úmida e, ainda, escolher entre os sistemas de alimentação restrito, misto ou com fornecimento de alimentos à vontade.
O bem-estar animal é o “estado de harmonia entre o animal e seu ambiente, caracterizado por condições físicas e fisiológicas ótimas e alta qualidade de vida do animal”. O conforto térmico destes animais vária do local ao qual são confinados. A temperatura ideal esta entre 18 a 23°C, ocorrendo o resfriamento a base de ventiladores e nebulizadores, o que consequentemente afeta no seu comportamento. De toda forma, sendo mais agitados no verão e mais calmos no inverno.
A fisiologia dos suínos é bastante influenciada pela temperatura do ar as quais estão submetidos. A sua temperatura corporal boa é de 29 a 34ºC. A sua frequência respiratória varia de 20 a 30 movimentos por minuto, geralmente ficando em 28.
Ao acompanhar o comportamento de suínos para engorda, observamos a evolução da genética e do melhoramento animal, bem como sua nutrição e também a alta produtividade. No entanto, tem suscitado uma crescente preocupação com relação ao desconforto e ao estresse que os animais são submetidos. Mas, já existem maneiras eficazes e atuais nas quais contribuem para a melhoria na qualidade de vida desses animais.
DESENVOLVIMENTO
Localização e infraestrutura
Para manter a temperatura interna da instalação dentro da zona de conforto térmico dos animais, aproveitando as condições naturais do clima, alguns aspectos básicos devem ser observados, como: localização, altitude e dimensões das instalações, cobertura, área circundante e sombreamento.
Propriedade localizada no interior do município de Guaraniaçu, na Linha Boa Sorte, com altitude de 9.400 metros.
No local, a cerca de 500 animais, ficam separados em confinamento interno, separados por baias, onde nas mesmas estão separados por sexo. A cobertura é feita de lona amarela, e o piso de concreto, o local, é cercado por muro/ mureta com aproximadamente 1 metro. A altura do pé direito da instalação é elemento importante para favorecer a ventilação e reduzir a quantidade de energia radiante vinda da cobertura sobre os animais, sendo ela 3 metros livres.
O local é circundado com terra e plantio de grama pois reduz a quantidade de luz refletida e o calor penetra menos, além de evitar erosão em taludes aterros e cortes. Arvores altas também fazem parte nas instalações, devido a sombra que produz sobre o teto.
Os aparelhos que compõem a estrutura são relativamente eficazes. Estão ao redor ventiladores e nebulizadores no teto, permitindo um ambiente arejado, e também a presença de termômetros. A iluminação, é complexa sendo divida em luzes externas e internas.
Manejo
A limpeza realizada é seca, com pá e vassoura na presença dos animais, que é feita diariamente de 2 a 3 vezes ao dia. Também é realizada a limpeza úmida com lava jato de alta pressão em média 2 a 3 vezes por semana.
Quando os animais são carregados é utilizado desinfetante, onde são desinfetados todas as superfícies da sala e todos os equipamentos. Assim, a sala fica limpa para o alojamento dos próximos animais.
Os suínos são monitorados constantemente, observando o comportamento de cada um.
Nutrição dos suínos
O sistema de alimentação é controlado, os suínos recebem de 3 a 4 refeições ao dia que são controladas por determinados períodos de tempo, a ração é equilibrada com as vitaminas e minerais que necessitam conforme a sua idade, sua base é composta por farelo de soja, água e amido.
Alguns animais têm a sua alimentação restrita, onde consomem até 3,7kg de água para cada quilo de concentrado; a carne tem o destaque de ser macia e saborosa. Para os demais suínos, é fornecida água potável à vontade.
...