As Dificuldades dos Servidores Públicos da FURG para Aprovação no Concurso Público
Por: Gabriela Moura • 27/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Dificuldades dos Servidores Públicos da FURG para Aprovação no Concurso Público
Moura, Gabriela Machado. Fritzen, Emanuelle Machado.[1]
Introdução
Esta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar os métodos de estudo, preparação dos Servidores Públicos da Universidade Federal do Rio Grande para o Concurso Público. E depois da aprovação, a sua satisfação com o cargo, seu estilo de vida, progressões na carreira.
Os concursos públicos são processos de seleção realizados para preencherem as vagas em cargos públicos. A prova tem caráter de seleção impessoal, baseado única e exclusivamente no resultado obtido nas provas e em outras avaliações previstas em edital. A seleção visa proporcionar a qualquer pessoa uma carreira segura, estável, com bons rendimentos e benefícios. Os cargos oferecidos variam e podem exigir algum grau de formação.
"Concurso não se faz para passar , mas até passar."
"Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre." (William Douglas )
Procuramos visualizar a dificuldade que os servidores encontraram em sua jornada de estudos até chegarem na aprovação do concurso, e tenta mostrar o quão satisfeitos esses servidores estão em seus cargos.
Palavra Chave
Métodos de estudos, satisfação, progressão, estabilidade.
Metodologia
Realizou-se uma coleta de dados com base em uma Amostra por Conveniência, cuja população eram apenas servidores que trabalhassem na Universidade Federal de Rio Grande – FURG e que fossem de cargo efetivo, foram coletados os dados de 30 entrevistados.
Ao analisar as amostras dos 30 entrevistados ultilizamos o método Análise Exploratória de Dados e foram construídos gráficos e cálculos estatísticos para uma melhor visualização da coleta realizada. Para isso foram calculadas as médias, moda, mediana, desvio padrão o coeficiente de variação de Pearson (CV) e a frequência percentual ao final da pesquisa.
Resultados e Discussões
Conforme feita a pesquisa podemos observar as idades de todos os entrevistados através de gráficos e métodos estatísticos.
[pic 1]
Ao analisar a idade dos 30 entrevistados, eles apresentam idade média de 28 anos, desvio padrão 12,5.
[pic 2]
já a média de idade de aprovação ficou em 26 anos com uma moda de 25 anos, desvio padrão 12,5. Idade máxima de 44 e mínima 18 anos.
Em nossa pesquisa não encontramos nenhum servidor ocupando as vagas especiais; As vagas especiais são destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência.
Em média os entrevistados fizeram até serem aprovados 5 provas e com máximo de 20 provas e mínimo de 0 (aprovação na primeira prova)
[pic 3]
A prova é o que mais se teme para a aprovação, verificamos que 60% avaliou a prova como dificuldade média e 40% difícil, um dado interessante de se perceber é que ninguém achou a prova muito difícil, ou muito fácil, fácil; Assim concluímos que não é muito difícil, mas também precisa de um certo estudo, preparo;
A média de estudo por dia foi de 4,7 horas; Hora mínima de dedicação ao estudo 0 e máxima 9 horas.
Com o gráfico abaixo podemos observar o percentual de servidores que teriam ou não o apoio familiar para auxiliar nos estudos para o concurso em questão. O apoio familiar abordado na pesquisa é voltado tanto para o apoio financeiro como apoio emocional, pois o estado emocional do candidato para prova também causa um grande impacto no resultado final.
[pic 4]
Observamos no gráfico os servidores que antes de aprovarem no concurso qual era sua situação financeira para o auxilio nos estudos. A maioria dos entrevistados tinham condições propicias para estudarem com tranquilidade.
[pic 5]
Fonte: AED
Com esse gráfico podemos observar quais as formas que os servidores usaram para se preparar, concluímos também que os servidores que tinham mais apoio familiar, e maior condições financeiras fizeram algum tipo de preparatório ou aula particular, os demais estudaram por conta própria.
[pic 6]
Fonte: AED
Muitos servidores pretendem fazer outro concurso
[pic 7]
Fonte: AED
Concluímos através deste gráfico que mesmo com todas as dificuldades, a maioria dos entrevistados não se acomodaram e pretendem fazer outros concursos para melhorarem ainda mais de vida
Dos entrevistados 70% foi aprovado a nível médio
[pic 8]
Fonte: AED
90% dos entrevistados se especializam fazendo cursos preparatórios oferecidos pela Furg, seja presencial ou online. Outro tipo de especialização é graduação, pós, graduação, mestrado, que aumentam o salário do servidor.
...