Estatistica
Por: Santiago Gomes • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Aluno: Santiago Gomes da Silva
Matricula: 2015101549
Matéria: Teoria Geral da Administração
Professor: Rodrigo Randow
Curso: Engenharia de Produção
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
A parte N. 10 do livro fala sobre as novas abordagens da administração do século XXI. Para o entendimento das novas abordagens, é necessário um conhecimento prévio de 6 teorias (1 biológica e 5 físicas) sendo elas: a evolucionista de Darwin, a dos quantas, a da relatividade, a teoria do caos, teoria da complexidade e o principio da incerteza.
A era da informação (também conhecida como a era digital) surgiu graças ao impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação obrigando as organizações a se adaptarem o mais rápido possível causando muitos problemas e imprevistos para as mesmas visto que a velocidade e a intensidade dessas mudanças foram alem do que se esperava.
Na era da informação, existem doze temas básicos que diferenciam a nova economia da antiga: Conhecimento, digitalização, Virtualização, Molecularização, redes interligadas, Desintermediação, convergência, inovação, produ-consumo, imediatismo, globalização e discordância.
Com o objetivo de acompanhar tais modificações, surgiram algumas soluções. A melhoria continua foi uma delas e consiste em uma técnica de mudança organizacional suave e continua centrada nas atividades em grupo orientadas por 10 princípios. A qualidade total é decorrência da aplicação da melhoria continua, pois enquanto a melhoria continua é aplicada no nível operacional, a qualidade total atende todos os níveis organizacionais seguindo 6 etapas (Escolher uma área para melhoria, Definir uma equipe, Identificar os benchmarks, Analisar o método atual, Estudo da melhoria e Implementação das melhorias). A reengenharia seria Ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma organização para obter progressos com o objetivo principal de manter a organização competitiva no mercado. O benchmarking é uma técnica de intervenção baseada na avaliação de uma empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.
As organizações tenderam a se adaptar as mudanças no meio originando as novas lógicas organizacionais como cadeias de comando mais curtas, menos unidade de comando, foco no negocio essencial (somente o necessário) etc.
As estratégias organizacionais são planos ou padrões que integra os objetivos globais de uma organização e se definem em 3 escolas: escola empreendedora (baseada em um líder), escola de aprendizado (experimental) e Escola de configuração (baseada na teoria do caos e na teoria da complexidade).
O futuro da teoria administrativa esta – não no simples cancelamento das teorias anteriores (apesar de ultrapassadas) – mas na sua evolução/revolução para novas e diferentes abordagens.
...