Fisica 1
Por: Guilherme_braz • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE – UNIRV
Faculdade de Engenharia Civil
MERCADO DE TRABALHO DO ENG. CIVIL
Rio Verde – Goiás
2015
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE – UNIRV
Faculdade de Engenharia Civil
MERCADO DE TRABALHO DO ENG. CIVIL
Trabalho apresentado para a obtenção
de nota relativa a terceira avaliação da
disciplina de Introdução a engenharia
Professor Me. Luiz Carlos
Acadêmico Guilherme Braz da Rocha Neves
Rio Verde – Goiás
2015
O mercado de trabalho do engenheiro civil não é fixado em apenas construções civis, ele também interage com a interface dos projetos e seu ambiente de implantação, o profissional pode trabalhar em diversas áreas, em geral é capaz de aplicar os princípios básicos de construção, estruturas, geotécnica, hidráulica, saneamento e de transporte para a construção de edifícios, industriais ou outras obras públicas de diferentes tipos e finalidades.
Engenharia civil é o ramo que podemos, projeta, gerencia e executa obras como edifícios, casas, viadutos, estradas, barragens, portos e canais. Podemos atuar em órgãos do Governo como na iniciativa privada.
CONSTRUÇÕES: Na área das construções, o engenheiro civil pode projetar construir e reformar grandes instalações e grandes edifícios, em construções o profissional sempre tem que está presente, em grandes obras.
Opção de trabalho dentro da área de construção: Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como edifícios, esportivos, aeroportos, shopping centers, casas e estádios.
ESTRUTURAS: Na área de estruturas, o engenheiro tem uma função de calcular todas as formas para que não der problemas na estrutura após começar a construção, ou quando o projeto estiver pronto a ocorrer algum acidente, ele pode projetar fundações e estruturas com aço, concreto, madeira, que ajudam nas construções.
Opção de trabalho dentro estruturas: projetar e edificar fundações e estruturas, determinando o material necessário e as dimensões da obra.
GEOTECNIA: Na área de geotécnica, o engenheiro pode trabalhar em projetos ou construção de obras que dependam do comportamento das rochas ou dos solos, a principal aplicação refere-se a capacidade e o comportamento das estruturas ao receberem sobre si a fundação das demais obras de infraestruturas, especialmente suas fundações. Ao analisar a mecânica dos solos e das rochas, incluem sua origem, capacidade de drenagem, distribuição granulométrica, resistência à compressão e capacidade de cargas, entre outros.
HIDRÁULICA: Na área da hidráulica, o engenheiro deve trabalhar junto com um engenheiro ambiental para não ocorrer danos no meio ambiente quando for fazer a obra, ele tem função de projetar, executar e gerenciar qualquer obra que envolva com barragens, reservatórios, canais, sistemas de irrigação, obras costeiras ou drenagem.
SANEAMENTO: Na área de saneamento, o engenheiro trabalha em projetos de estruturas municipais e estaduais, faz a elaboração de locais com o saneamento básico, como distribuição de água, estação de tratamento de esgoto ou rede de captação.
...