PIM II - GESTÃO FINANCEIRA
Por: Maraline Lopes • 30/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.475 Palavras (10 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
PIRAPORA/2022
Nº. | NOME | RA |
01 | MATEUS NOBRE MAGALHÃES | 2023404 |
Estudo de caso da Empresa Lojas Renner SA
Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), apresentado como exigência parcial para conclusão do 2º Bimestre do Curso Superior de Gestão Financeira, Universidade paulista - UNIP, Polo Pirapora/MG.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento e fundamentação teórica com base em estudos relativos às disciplinas ofertadas no bimestre.
Por meio de um estudo de caso, será feito um diagnóstico organizacional de forma crítica, onde serão abordados os principais aspectos micro e macroeconômicos da empresa escolhida, Lojas Renner SA, assim como sua gestão de recursos materiais e patrimoniais e as técnicas de matemática utilizadas.
A análise de dados se dará mediante a coleta de dados secundários para fomentar o estudo relacionado ao Estudo de Caso. Além disso, será realizada uma abordagem sobre o ambiente de mercado em que a empresa esta inserida em nível de desenvolvimento econômico, com ênfase na relação demanda e oferta, condições de infraestrutura, aspectos como inflação e de câmbio na sua região, analisando suas principais implicações para a gestão de seus negócios.
Os processos de gestão de recursos materiais e patrimoniais terão ênfase para a gestão de estoques devido ao seu grau de importância e, consequente, interferência no desempenho de setores como o financeiro, vendas e administrativo. Posteriormente, serão apresentadas as principais técnicas de matemática aplicada utilizadas pela empresa que é objeto deste estudo.
Hoje, o conhecimento está entre os aspectos mais importantes de qualquer organização. Trata-se da sua maior força de adaptação, poder e capacidade de se enquadrar em novos contextos sociais. O treinamento e a capacidade de aprendizagem estão diretamente relacionados a um sistema de gestão de conhecimento, assim como a um sistema de gestão de competências. Isso porque, nas últimas décadas, a sociedade passou por mudanças profundas, principalmente relacionada à globalização, com a entrada de novas tecnologias, gerando um fluxo de informações extremamente rápidas. Como resultado, as demandas da sociedade e, consequentemente, o mercado - alvo das empresas – a cidade – mudaram e continuam mudando diariamente.
- ECONOMIA DE MERCADO
A Empresa Renner, como parte do grupo A. J. Renner, montou sua primeira fábrica no bairro de Navegantes, em Porto Alegre (RS), em 1922 e posteriormente abriu seu primeiro ponto de venda para a comercialização de têxteis. Em 1940, o mix de produtos foi ampliado e a loja passou a funcionar como loja de departamentos. Por seu crescimento e evolução, o Grupo A. J. Renner optou por separar os diversos negócios que o compunham em 1965. Neste dia, foi formada a empresa Lojas Renner S.A., marcando o nascimento da atual rede. Em 1967, a empresa foi transformada em uma empresa de capital aberto.
No início da década de 1990, iniciou suas atividades na forma de uma loja de departamentos de moda, com um total de oito operações. A Renner expandiu-se para além do Rio Grande do Sul. Expandiu- se pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, consolidando-se como uma loja de departamentos focada em moda, com mercadorias de alta qualidade e preços competitivos.
Quando a empresa já contava com 64 pontos de venda, a JC Penney, em colaboração com os executivos da Renner, optou por vender a propriedade da empresa por meio de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A Renner entrou no Novo Mercado da Bovespa como a primeira empresa do país a ter seu capital pulverizado e cerca de 100 % de suas ações em circulação. No ano seguinte, em 2006, com uma operação bem executada de pulverização das ações em bolsa, a estratégia de expansão foi intensificada, e a Renner iniciou suas operações na região Norte com a abertura de unidades nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.
Durante a expansão foi lançada a área de Produtos Financeiros, com a oferta do Personal Empréstimo e Rapid Saque, posteriormente complementada pela Seguros. O ano de 2007 foi marcado pela continuidade da estratégia de expansão e chegada à região norte, com a abertura de uma loja no estado do Amazonas. Em 2010, a área de Produtos Financeiros se solidificou com o lançamento do “Meu Carto Renner”, com as bandeiras Visa e MarterCard. A primeira loja do projeto Renner Sustável, foi inaugurada em 2014, no Riomar Shopping Fortaleza. Ainda em 2014, a Lojas Renner SA foi escolhida para compilar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2015 da BM&FBOVESPA .
A concorrência foi um fator determinante na decisão da Renner de concorrer com a Riachuelo e a C&A, motivando a empresa a passar por uma ampla reestruturação. A empresa passou de uma loja de departamentos para uma loja de departamentos de serviço completo especializada em moda. Com essa mudança, a empresa se aproximou de seus concorrentes, sendo possível classificar a estrutura de mercado da companhia como concorrência monopolista, já que a mesma possui os concorrentes, C&A e Riachuelo, que produzem substitutos diferentes, mas muito próximos do que é ofertado por ela.
A empresa possui e-commerce próprio, desenvolvido em 2010 como endereço de www.lojasrenner.com.br. Em 2011, a Lojas Renner SA adquiriu a Camicado, empresa do setor de casa e decoração, e em 2013 lançou o Youcom, um novo modelo de negócios para jovens em ambiente especializado. Em 2021, a empresa adquiriu a Repassa, plataforma de venda de roupas, calçados e acessórios que atualmente é a maior varejista online do Brasil.
Desde 2013, um dos valores da Lojas Renner SA é a sustentabilidade. A história da empresa no mercado de lazer se reflete na forma como o tema foi integrado à sua atuação por meio da Estratégia de Moda Responsável, passando pelo uso de energias renováveis de baixo impacto, pós-consumo e descarte. A Renner abriu a primeira loja circular do país no Rio de Janeiro em 2021, alinhando a circularidade com a transformação digital para criar uma experiência única para o cliente, com a melhor seleção de recursos e materiais para reduzir o efeito ambiental desde a concepção até a operação. Além disso , o ano também marcou o cumprimento dos compromissos públicos de sustentabilidade assumidos em 2018. Além disso, dentre os diversos índices relacionados ao tema em que a empresa participa, destaca - se o Índice Dow Jones de Sustentabilidade como o 7º ano em que a empresa está presente e, no ano anterior, alcançou a melhor classificação entre o comércio globalempresas. Além disso, é membro do ISE pelo oitavo ano consecutivo, assim como do B3 que ocupa o segundo lugar geral em 2021.
...