POSTAGEM - REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Por: Adelina Freire • 10/11/2017 • Relatório de pesquisa • 2.068 Palavras (9 Páginas) • 552 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em Matemática
Prática de Ensino: Introdução à docência (PEID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Lucia Teixeira de Oliveira Freire - 1710381
Planaltina de Goiás
2017
SUMÁRIO
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS...............................................03
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio............................03
1.2 O fax no Nirso..................................................................................03
1.3 A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) .......04
1.4 Uma Pescaria Inesquecível............................................................04
1.5 A Folha Amassada..........................................................................05
1.6 A Lição dos Gansos........................................................................05
1.7 Assembleia na Carpintaria.............................................................06
1.8 Colheres do Cabo Comprido..........................................................06
1.9 Faça parte dos 5%...........................................................................07
1.10 O Homem e o Mundo....................................................................07
1.11 Professores Reflexivos.................................................................07
1.12 Um Sonho Impossível...................................................................08
1.13 Pipocas para Vida.........................................................................09
BIBLIOGRAFIA.................................................................................................09
- REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
Durante muito tempo a educação brasileira passou por várias mudanças por causa do contexto social. Sempre pensando em atender a sociedade na qual está inserida, a escola acarreta valores e costumes da clientela local, permitindo assim que diversos fatores sociais se agreguem no currículo escolar.
A educação atualmente está sendo confundida com aspectos morais e sociais, as pessoas preferem dizer que existem pessoas sem educação do que sem noções de moralidade. Quando nos remetemos a educação em si, estamos nos referindo a aprendizagem, ato ou efeito de aprender ou ensinar algo, não apenas a noções de respeito e regras oferecidas dentro da sociedade na qual o sujeito está inserido.
Tendo como primordial fator para a liberdade de um povo a educação necessita ser pensada como meio de avanço social e ambiente transformador da realidade de um povo, necessitando conhecer a comunidade e seus anseios.
1.2 O fax no Nirso
Em um mundo globalizado e preocupado cada vez mais com as relações de consumo, não se torna difícil encontrar pessoas que escrevam mal como o Nirso. A preocupação da sociedade se baseia apenas em vendas, produção e quantidade. Não se observa mais a qualidade com que o profissional chega à empresa, mas sim se ele rende o necessário para que a empresa avance.
Quando pensamos numa sociedade cada vez mais consumista e preocupada com o quantitativo do desenvolvimento, vemos uma educação banalizada, procurada apenas para promover os meios de produção. O que é muito válido afinal, aliar a educação ao meio de trabalho é fundamental, o que não se pode ver é a educação apenas servindo para produzir cada vez mais.
1.3 A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Na educação Crítico Social dos Conteúdos de Jose Carlos Libaneo, sentimos a necessidade de dar voz aos nossos alunos, fazer com que eles sintam-se participantes do seu processo de ensino aprendizagem. Quando nos deparamos com os livros de história, temos que dar a oportunidade aos alunos para questionarem os fatos e perceberem como os fatos aconteceram.
Uma coisa que aprendemos é que não existe uma verdade absoluta, apenas temos versões de acordo com o ponto de vista de cada um. Quando relatamos algo ou descrevemos uma situação, acabamos por colocar o nosso ponto de vista junto ao relato o que acaba desconfigurando a verdade absoluta.
Faz-se necessário entender que no conteúdo ensinado nas escolas existem mecanismos para discussão e fazer com que os alunos compreendam melhor através dos questionamentos produzidos em sala de aula.
1.4 Uma Pescaria Inesquecível
Para uma melhor reflexão, vamos partir do questionamento do que é ética, quando somos éticos e quando não precisamos utilizar as questões éticas. Bem, tentando entender aos questionamentos, entende-se que ética é tudo o que é correto, independente no momento ou situação. Quando nos deparamos com situações que temos que escolher fazer o que é certo ou simplesmente ignorar essas noções, percebemos quão importante se faz a ética em nossa sociedade.
As questões relativas à educação são bem questionadas quanto ao tratamento que temos com nossos alunos. Especialmente quando temos alunos que chegam a nossa escola sem saber o que é certo ou errado e decidem que levar vantagem é sempre melhor. Como ajudar essa criança? Sabendo que como no texto, essas noções são aprendidas no seio familiar.
Fazer o certo é estar sempre em paz com sua consciência mesmo que ninguém esteja perto ou observando o seu comportamento.
1.5 A Folha Amassada
Algumas crianças são inflexíveis e acabam chamando a atenção para situações corriqueiras com manifestações de crises de raiva, birra ou gritos. Precisamos nos preparar emocionalmente para lidar com situações parecidas em nossa sala de aula, através de alunos que enfrentam e tentam tirar a autoridade do professor dentro da sala de aula.
Os alunos que estão passando por esse processo necessitam de maior atenção dos profissionais da educação, procurando sempre amenizar as crises explosivas por parte dos alunos.
...