PROCESSOS PRODUTIVOS E A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS
Por: alisonfmota • 22/2/2016 • Projeto de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO IV
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PROCESSOS PRODUTIVOS E A UTILIZAÇÃO DE
MÉTODOS ESTATÍSTICOS – Pré projeto
CURSO: Engenharia de Produção
Alison Mota, Haline Quirino, Letícia Alves, Lucas Baptista.
Professor TIDIR: Paulo Cézar
Professores Co-Orientadores: Paulo Cézar e Daniel Bastos
- Introdução
O trabalho refere-se ao estudo da variação entre temperaturas de um freezer de armazenamento comercial em um frigorífico. Devido a utilização constante durante o dia, identificou-se uma variação significativa de perda na refrigeração durante à abertura para abastecimento ou retirada de produtos do mesmo.
O estudo de sistemas térmicos é de grande relevância devido ao gasto expressivo de energia elétrica que estes aparelhos consomem, por isso é de extrema importância uma análise geral dos componentes constituintes dos refrigeradores.
Segundo Ferzola (2010), os sistemas de refrigeração industriais fundamentam-se na capacidade dos agentes refrigerantes absorverem grande quantidade de calor quando passam do estado líquido para o gasoso.
O objetivo deste trabalho é reduzir a perda de refrigeração dos frigoríficos para o meio externo, o que consequentemente trará uma certa quantidade de economia de energia e lucratividade da empresa.
Dentre os objetivos secundários, podemos citar:
- Estudar as perdas de calor existentes no processo
- Analisar as etapas existentes na rotina de abastecimento;
- Otimizar o processo de abastecimento reduzindo perdas
Foram coletados dados referentes aos horários de abertura e fechamento das portas dos frízeres e também das respectivas temperaturas externas e internas.
Tabela 1 – Temperaturas internas e externas o freezer em questão
Freezer comercial - Frigorífico |
[pic 1] |
- Interdisciplinaridade
Mecânica dos fluidos: Serão abordados estudos referentes às trocas de calor com o ambiente externo: transferência de “ar frio” para o ambiente externo do freezer e “ar quente” para seu interior ocasionando a troca de calor e diferença aparente de temperatura.
Organização, Sistemas e Métodos: Abordagem da necessidade de se organizar as atividades executadas dentro da organização, especificamente, o abastecimento em que a temperatura sofre variações com este processo e procurando melhorar a execução e reduzir gastos de energia elétrica. Entendendo e compreendendo todo processo seguido pelos colaboradores.
Estatística e probabilidade: coleta e organização de dados, tais como temperatura e horários de abertura do freezer.
- Referências Bibliográficas
Ferzola, João, Análise Global de um sistema de refrigeração industrial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010
...