Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos
Por: williaenga • 12/4/2016 • Relatório de pesquisa • 3.135 Palavras (13 Páginas) • 1.465 Visualizações
UCAM- Universidade Cândido Mendes[pic 1][pic 2]
Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
WILIA MARINHO DA SILVA
MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL
TAREFA 4.2 - ANEXO XI da NR12
CALDAS NOVAS
2016
WILIA MARINHO DA SILVA[pic 3]
MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL
ANEXO XI da NR12
Relatório apresentado ao curso de Engenharia de segurança do trabalho á UCAM- universidade Candido Mendes DF, relativa á tarefa 4.2 como requisito parcial para obtenção do título de especialista de engenheiro de segurança do trabalho.
Orientador: Prof: Vagner Lisoski Duarte
CALDAS NOVAS
2016
WILIA MARINHO DA SILVA[pic 4]
MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL
Relatório apresentado ao curso de Engenharia de segurança do trabalho á UCAM- universidade Candido Mendes DF, relativa á tarefa 4.2 como requisito parcial para obtenção do título de especialista de engenheiro de segurança do trabalho.
.
Caldas Novas, de Março de 2016.
_____________________________________________________________
Prof. Vagner Lisoski Duarte – UCAM
[pic 5]
[pic 6]
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.
(ALBERTEINSTEIN)
[pic 7]
RESUMO[pic 8]
O objetivo deste relatório é pesquisar sobre máquinas e implementos agrícolas, relacionando à saúde do trabalhador, quantificando os acidentes de trabalho, itens de segurança para melhor compreensão sobre suas características e aplicabilidade.
Palavras-chave: maquinas e acidentes.
ABSTRACT[pic 9][pic 10]
The objective of this report is to research on agricultural machinery and implements, relating to workers' health, quantifying occupational accidents, safety items for better understanding of its characteristics and applicability.
Keywords: machinery and accidents.
[pic 11]
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2 - MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL
2.1- estatísticas de acidentes nas atividades laborativas agrícola.
2.2- estatísticas de acidentes em outras atividades laborativas
3- Eficiência econômica rural com a introdução das maquinas agrícolas
3.1-Tratores agrícolas
3.1.2- Classificações dos tratores
3.1.2.3- Seguranças na operação de tratores agrícolas
4-TRATORES ULTILISADOS NO SETOR AGRICULA E FLORESTAL
4.1- Adubadora Automotriz
4.2- Adubadora tracionada
4.3- Colhedoras
4.4- Escavadeira hidráulica em aplicação florestal
4.5- Forrageira tracionada
4.6- Moto-cultivador
4.7- Micros tratores
5-CONCLUSÃO
6-REFERÊNCIAS
1- INTRODUÇÃO
Neste trabalho analisar e confrontar dados, pesquisar em obras, referencias bibliográficas, informações e publicações que versarem sobre o assunto, especialmente quanto a dados estatísticos acerca de número de acidentes com máquinas e implementos agrícolas e florestais, comparando-os com acidentes em outras atividades laborativas, suas vantagens e desvantagens e relação a outros ambientes de trabalho, sendo a NR 12 mais especifico o seu anexo XI a norma regulamentadora e seus anexos estabelece medidas de segurança para os trabalhadores que exercem atividades com máquinas e equipamentos, ela regulamentou os artigos 184 à 186 da CLT (Consolidação das Leis trabalhistas). As máquinas e equipamentos devem conter dispositivos de acionamento e paradas, é proibida a fabricação, a importação, a venda, a alocação e o uso de maquinas e equipamentos que não atendam as diretrizes da norma. Os reparos, limpeza e ajustes só podem ser executados com as máquinas paradas, e só podem ser realizados os movimentos das maquinas quando se ver indispensável à realização dos ajustes. O anexo XI da NR 12 trata-se de máquinas e implementos para o uso agrícola florestal, segundo este anexo aplica-se às fases de projeto, fases de fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer máquina que possua o título de máquinas estacionárias, este anexo também aborda os locais de armazenamento e secagem e seus transportadores silos e secadores. Os dispositivos de segurança das maquinas e equipamentos devem ser integrados com as mesmas não podendo ser considerados itens opcionais para quaisquer fins. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das maquinas e equipamentos estacionários não devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que, não se localizem em locais ou zonas de perigo, impeçam o acionamento ou o desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental. Os dispositivos de acionamento devem ser à prova de qualquer meio que possam ser burlados e que possam ser acionados caso ou desligados caso ocorra alguma emergência por outra pessoa que não seja o operador.
...