REAÇÕES QUÍMICAS E CONSERVAÇÃO DAS MASSAS
Por: Breno Lopes • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1]
PRÉ-LABORATÓRIO
ENG208GP/QUÍMICA TECNOLÓGICA 2018.1
Aluno: Breno Bonfim Gonçalves Lopes Turma: 203
TITULO
REAÇÕES QUIMICAS E CONSERVAÇÃO DAS MASSAS.
PRINCIPIO DO EXPERIMENTO
O experimento que vai ser realizado em laboratório, terá como embasamento as leis de Conservação de Massa de Lavoisier e a Lei das Proporções Definidas de Proust. Mas o que cada uma dessas leis, Alei de Conservação das Massas de Lavoisier mostra que massas dos reagentes numa reação era a mesma massa encontrada nos produtos, e se houvesse alguma perda de massa, não seria mensurável.
A lei de Proust também é conhecida como lei das proporções definidas enuncia o seguinte: “Uma determinada substância pura contêm sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente da sua origem. ”
OBJETIVO
A aula pratica que sara feita em laboratório tem como objetivo: provar na pratica que as leis de Conservação de Massa de Lavoisier e a Lei das Proporções Definidas de Proust são verdadeiras.
DISCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para a realização do experimento serão utilizados: béqueres, pipetas volumétricas, pipetador, bastão de vidro, Cloreto de bário 1,0 mol/L, Ácido sulfúrico 1,2 mol/L, balança, espátula, funil de vidro, papel filtro, erlenmeyer.
Primeiramente vamos pegar 3 béqueres, e enumera-los de 1 a 3, e, seguida pesa-los e anotar os resultados, após feito isso com o auxílio da pipeta colocaremos 5 ml da solução cloreto de bário em um desse béqueres, e novamente pesaremos, em outro béquer faremos a mesma coisa com o ácido sulfídrico, utilizando o peso do béquer vazio e o peso do béquer com a solução, calcularemos a diferença entre os mesmos, para encontrar a massa de cada solução. Após ter feito isso, transferiremos a solução do béquer 1 (cloreto de bário) e do béquer 2 (ácido clorídrico) para o béquer 3, com a mistura das soluções, iremos observa a formação de precipitação na cor branca, que é o sulfato de bário, faremos a mesma coisa que foi feito no béquer 1 e 2 para calcular o peso da solução do béquer 3, por último iremos separar através do filtro e o funil a parte liquida e a parte que precipitou, e calcular seus respectivos pesos.
REFERENCIAS
Lorena, Susana. “Lei de Proust”; Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/lei-de-proust/>. Acesso em 09 de abril de 2018.
...