A Importância do estudo da Estatística na Educação Básica para a Formação cidada do aluno
Por: gilson zanfer • 28/1/2017 • Artigo • 13.070 Palavras (53 Páginas) • 978 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO ALUNO
GILSON JORGE MACHADO DA SILVA[1]
RESUMO
O tema da pesquisa é a relevância do estudo da estatística na educação básica para a formação cidadã do aluno. O objetivo do trabalho é identificar a relevância do ensino da estatística, desde o ensino Fundamental ao Médio. Justifica-se pela carência observada na formação cidadã dos alunos e pela contribuição que o domínio da estatística pode conferir ao estudante. Para investigar esta contribuição no sistema de educação atual, analisaram-se nove trabalhos científicos sobre o estudo da estatística que expuseram casos em que o ensino da estatística foi incorporado para descobrir se houve mudanças significativas na formação de futuros membros da sociedade. A partir disso, surge o problema de pesquisa: o estudo da estatística mostra-se relevante na formação dos alunos, como indivíduos a serem inseridos na malha social? A metodologia tem abordagem bibliográfica, exploratória e descritiva, ou seja, realiza-se um apanhado de ideias e informações que auxiliem a ordenar o estudo da estatística, para que possa ser aproveitado a fim de despertar interesse na matemática e reforçar uma área que todos os profissionais utilizam, a estatística, principalmente na hora de tomar decisões nos mais variados processos, dos administrativos aos produtivos. A fundamentação teórica alicerceia suas bases em alguns autores que argumentam sobre a clareza da relação entre o desenvolvimento de um país e seu grau de produzir estatísticas completas e altamente confiáveis, pois essas informações são vitais para a tomada de decisões na área social, econômica e política. Este apanhado de ideias e informações pretende analisar a importância de desenvolver, com os estudantes, o estudo da estatística com a finalidade de torná-los mais participativos na sociedade. O estudo da estatística pode ser usado como alavanca para o despertar pelo interesse da matemática, além disso, pode criar uma base sólida na formação do indivíduo como profissional. Os resultados indicam, num primeiro momento, que o ensino da estatística desenvolve a capacidade de coletar e armazenar dados concretos. O estudo da estatística mostra-se relevante na construção do saber e o ensino da estatística depende fundamentalmente do interesse do professor e da equipe pedagógica para provocar nos estudantes uma postura crítica perante as informações que recebem constantemente, desenvolvendo sua autonomia. Sob uma perspectiva interdisciplinar, este estudo serve como elo entre os variados eixos do saber com a matemática e possibilita desenvolvimento cidadão, pois desenvolve a habilidade de análise crítica diante das inúmeras informações apresentadas ao sujeito. A pesquisa identificou que, por mais que não se encontraram muitos trabalhos científicos sobre o estudo da estatística em comparação ao estudo de outras áreas, percebe-se que há uma preocupação constante com a qualificação do professor e uma satisfação do aluno quando compreende a função da estatística.
PALAVRAS-CHAVE: Estudo da estatística. Ensino da estatística. Estatística na sociedade. Formação cidadã.
1 INTRODUÇÃO
O tema da pesquisa é a importância do estudo da estatística na educação básica para a formação cidadã do aluno e será delimitado pela investigação da educação e do ensino da estatística, da presença da estatística no cotidiano, do papel dos envolvidos em seu processo de aprendizagem e da exemplificação de atividade que contemplem seu desenvolvimento. O objetivo do trabalho é identificar a relevância do ensino da estatística e justifica-se pela lacuna observada na formação cidadã dos estudantes.
Percebe-se que a estatística pode contribuir na formação cidadã, pois ela é um ramo da Matemática aplicada que surgiu por questões de governabilidade, isto é, por necessidade de gerenciamento do estado. Em muitas situações, a preocupação em registrar dados surgiu com os censos de determinados locais, a quantidade de nascimentos e óbitos, a quantificação de renda e riquezas acumuladas pela população, comércio e indústria formam os primeiros problemas a serem estudados pela estatística. Mais tarde, os ingleses consideravam a estatística como uma ciência política destinada a delinear as peculiaridades de um determinado país. Partindo disso, passou a ser vista como uma ferramenta de caracterização numérica de diversos dados a serem analisados, provenientes da população, e para um futuro dimensionamento da arrecadação e distribuição de impostos. A visão da estatística, como ciência, passou a ser fundamentada apenas a partir do século XVIII, com os registros de um alemão chamado Godofredo Achenwall . Entretanto, nos dias atuais, o significado de estatística apresenta-se de forma mais complexa, não se detendo a simples coleta de dados. Caracteriza-se por ser um conjunto de procedimentos denominados métodos estatísticos, capazes de tratar de dados quantitativos associados a uma série de causas e possíveis soluções. Além disso, os meios de comunicação e as redes sociais nos bombardeiam, constantemente, com notícias e propagandas baseadas em estatísticas. A partir daí verificamos a importância de poder avaliar de maneira correta o que é informado. Contudo, as pessoas sentem-se incapazes de analisar os dados estatísticos a sua volta. Surge assim a necessidade de entender como estes dados podem ser analisados de forma correta.
Com o intuito de cumprir esta necessidade, o problema de pesquisa escolhido para guiar esta investigação é o estudo da estatística mostra-se relevante na formação dos alunos, como indivíduos a serem inseridos na malha social? Para responder a esta pergunta, analisar-se-á o ensino da estatística sob diferentes perspectivas. Em primeiro lugar, será definido o ensino da estatística, para então informar sobre seu uso no cotidiano, analisar as ideias de outros pesquisadores a respeito do estudo da estatística e algumas sugestões de atividades que propõem em seus trabalhos de graduação e estabelecer considerações sobre o papel dos envolvidos em seu processo de aprendizagem.
Por sua vez, a metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Uma análise de trabalhos de conclusão de curso e artigos foi realizada, baseada em ideias de teóricos influentes desta área e realizou-se uma coleta de dados nas diversas regiões do país.
A importância do tema para o ensino superior está intimamente ligada com as definições que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre a estatística. Ou seja, se é preciso que o professor dê conta dos parâmetros, é fundamental que haja um preparo do acadêmico de matemática nesse sentido. Os PCNs, por sua vez, vêm ao encontro da inclusão dos conteúdos de estatística, pois o estudo da matemática tem como papel preparar indivíduos sociais, criativos e críticos, capazes de intervir de uma forma consciente numa sociedade complexa. Podemos verificar, no PCN Matemática, os conteúdos conceituais no item Tratamento da Informação.
...