GESTÃO DE COMPRAS NA SUPLY CHAIN MANAGEMENT UM ESTUDO DE CASO DA PORTO IMPORT LTDA
Por: Antonio Teixeira • 10/4/2018 • Ensaio • 10.217 Palavras (41 Páginas) • 352 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM EMPRESAS
ANTONIO TEIXEIRA BATISTA
GESTÃO DE COMPRAS NA SUPLY CHAIN MANAGEMENT UM ESTUDO DE CASO DA PORTO IMPORT LTDA
EUNÁPOLIS
2013
ANTONIO TEIXEIRA BATISTA
GESTÃO DE COMPRAS NA SUPLY CHAIN MANAGEMENT UM ESTUDO DE CASO DA PORTO IMPORT LTDA
[pic 1]
EUNÁPOLIS
2013
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO 05
2.1 JUSTIFICATIVA 07
2.2 ASPECTOS ESTRUTURAIS DO PROJETO DE PESQUISA 07
2.3 TEMA 07
2.4 DELIMITAÇÃO DO TEMA 07
2.5 PROBLEMA 07
2.6 OBJETIVOS 08
2.7 METODOLOGIA 08
2.8. TIPO DE PESQUISA 08
2.9 UNIVERSO E AMOSTRA 08
2.10 COLETA DE DADOS 08
3. REVISÃO DA LEITURA 09
3.1 LOGÍSTICA 09
3.2 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 12
3.3 VANTAGEM COMPETITIVA 14
3.4 SISTEMA ERP 17
3.5 GESTÃO DE PROCESSOS 17
3.5 PROCESSOS DE COMPRAS 17
4 ESTUDO DE CASO 25
4.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 25
4.2 O PROCESSO DE COMPRAS NA PORTO IMPORT LTDA 26
4.3 DIAGNOSTICO DA EMPRESA E ENTREVISTA 28
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
6.REFERENCIAS 33
ANEXOS - TERMO DE AUTENTICIDADE 34
1 INTRODUÇÃO
A competição acirrada por clientes alcançou todo o globo e hoje as empresas precisam se adequar ao um novo ambiente, volátil e totalmente agressivo. Algumas empresas que analisam seus riscos e oportunidades, hoje em dia se organizam e se unem com a finalidade de formar cadeias de suprimentos que viabilizem seus in put’s com custos mínimos de forma montar estratégias, com a finalidade de auferir maior retorno financeiro. Nesse panorama o setor de Compras emerge como potencial estratégico na busca por resultados financeiros positivos, vantagem competitiva e mesmo a sobrevivência da organização.
O trabalho presente abordará questões básicas como o setor de compras pode ser planejado e organizado para melhor atender as necessidades internas da empresa (custos) e externos (competitividade)?O que é a cadeia de compras e qual o seu papel nas empresas?Como alinhar as operações de compras com as estratégias da cadeia de suprimentos que a empresa esta envolvida?
Para responder essas questões serão abordados referenciais teóricos sobre Logística seus conceitos, relevância, aplicação e vantagens, Supply Chain ou cadeia da logística integrada, Vantagem Competitiva, Gestão de Processos,Gestão de Compras que descreverão seus conceitos,aplicação, vantagens e desvantagens.Explicando os princípios básicos desses referenciais na gestão de Compras,serão utilizados diagramas e tabelas.
Como estudo de caso o objeto de observação foi a empresa Porto Import,uma loja distribuidora de alimentos e bebidas situada em Porto Seguro,descritas no artigo sua história,ramo de atuação,e será feito uma analise dos pontos fortes e fracos da empresa e diagnosticados suas ameaças e oportunidade. Como fonte de melhor esclarecimento das teorias abordadas na realidade da empresa será feita uma entrevista, para explorar a situação local conforme VERGARA” (...) investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não” (2009)”.
. O trabalho se delineará de forma a esclarecer os aspectos principais das estratégias de compras numa cadeia de suprimentos, e se a empresa Porto Import utiliza as informações relacionadas a seus fornecedores, processos de compras e de seus efeitos nas vendas.E dos índices de desempenho que podem ajudar a empresa a organizar,quantificar e qualificar os níveis de serviços e custo que os fornecedores podem afetar as operações de uma organização.Verificar-se á se a Porto Import possui algum método de avaliação de fornecedores e das saídas de seu produtos considerando a qualidade, preço e tempo de ressuprimento de seus fornecedores.
O trabalho concluirá com um diagnostico apartir das informações e questionários, e das observações realizadas na empresa no mês de Outubro de 2013,e prognosticando necessidades de melhorias relatadas na sugestão de melhoria coletadas durante o estagio realizado na Porto Import.
2.1 JUSTIFICATIVA
As organizações estão mudando seus processos internos de acordo com as constantes mudanças no cenário global, e fatores como alta competitividade, crises econômicas, guerra de preços, e volatilidade no comportamento dos consumidores as entradas de produtos(in put) em especial o setor de compras, precisa se adaptar as exigências de um mercado mais tecnológico, competitivo, que sofre com as variações econômicas e monetárias, e que sofre inúmeras sazonalidades.
...