APLICAÇÃO DE GESTÃO ESTATÍSTICA
Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO DE GESTÃO ESTATÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunarafaela021 • 18/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 308 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL:Teresina/PI - Dirceu
CURSO: Ciências Contábeis
DISCIPLINA: Contabilidade Intermediaria
PROFESSOR (A) A DISTÂNCIA: Ivonete Melo de Carvalho
PROFESSOR PRESENCIAL: Eliana Linhares Bezerra
ESTATÍSTICA
FRANCISCA OLMITA DE MOURA RA: 384486
LAÉRCIO CARDOSO DA SILVA RA: 387526
SAXSAMARA LOPES SOUZA ROCHA RA: 397233
TERESINA - PI 09/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................03
2. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO..............04
3. COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS................................................................05
4. PLANILHA................................................................................................................06
5. MEDIDAS DE TENDÊNCIA E MEDIDAS DE DISPERSÃO.............................08
1. INTRODUÇÃO
A estatística tem como finalidade fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia. Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimentos de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença. A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.
2. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
Nas empresas ela demonstra toda sua força, através de gráficos e tabelas para expor os seus resultados, nos dados numéricos onde serve para aprimorar e aumentar a sua produção, por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.
As possibilidades da estatística na área da administração é bem vasta. Podemos destacar as seguintes:
Área de Recursos Humanos
Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários, as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.
Área de Marketing e Análise de Mercado
O estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais; no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.
Área Financeira e Bancária
Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; no desenvolvimento de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; na avaliação e projeção de indicadores financeiros; na análise das demonstrações s contábeis; no desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.
A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas. Portanto a estatística é ferramenta chave para gerenciar os atos comerciais das organizações.
3. COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS
A coleta de dados pode ser dividida em variáveis contínuas, periódicas ou ocasionais.
* Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;
* Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo,
...