Conjuntos Potenciação e Radiciação
Por: felipemkdg • 27/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.193 Palavras (13 Páginas) • 165 Visualizações
Nome: Felipe Oliveira Costa Santos
Curso: Ciências Econômicas
Turma: T02 Noturno
Professoras: Flaviana dos Santos Silva e Leide Costa Pereira dos Reis
Matéria: Fundamentos Matemáticos
Trabalho envolvendo: Conjuntos Númericos, Potênciação e Radiciação e Expressões Algébricas:
Definições e Propriedades dos Conjuntos Númericos:
Conjuntos numéricos: São conjuntos com números que podem ser naturais, inteiros, racionais e irracionais.
Conjunto dos números naturais: É representado pela letra N. Ele reúne os números que usamos para contar, sendo os elementos inteiros e positivos
Ex: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, …}
Conjunto dos números inteiros: É representado pela letra Z. Ele é constituído pela união do conjunto dos números naturais com os números negativos
Ex: Z = {…, – 4, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3, 4, …}
Conjunto dos números racionais: É representado pela letra Q. É o conjunto dos números que podem ser escritos na forma de fração, pertencem a esse conjunto os números naturais, inteiros, decimais, fracionários e dízima periódica.
Ex: Q = {0, ±1, ±1/2, ±1/3, ..., ±2, ±2/3, ±2/5, ..., ±3, ±3/2, ±3/4, ...}
Conjunto dos números reais: O conjunto dos números reais pode ser definido pela união do conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais.
Ex: R = Q ∪ I
Há também interações entre os conjuntos:
A interseção de conjuntos: É um conjunto de elementos que sincronicamente, pertencem a dois ou mais conjuntos, representado por ∩.
Ex: Dados os conjuntos A = {c, a, r, e, t } e B = {a, e, i, o, u}
O conjunto intersecção (A ∩ B) = {a, e}.
A união de dois ou mais conjuntos: É o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos. Ou seja, a união dos conjuntos Y e Z é formada por todos os elementos que pertencem a Y ou Z ou aos dois.
Diagrama de Venn: É uma maneira de representar graficamente um conjunto, utilizando uma linha fechada que não possui auto-intersecção e representamos os elementos do conjunto no interior dessa linha.
Com um conjunto único podemos representa-lo usando uma linha fechada
Ex: Conjunto A = {1, 3, 5, 7, 9}:
[pic 1]
Entre dois conjuntos devemos fazer dois gráficos como o da representação do conjunto único. Porém, das operações com conjuntos, dado dois conjuntos, eles podem ter intersecção ou não. Caso os dois conjuntos não possuam intersecção, eles recebem o nome de conjuntos disjuntos.
Utilizando o diagrama de Venn, os conjuntos A = {a, b, c, d, e, f} e B = {d, e f, g, h, i}.
A ∩ B = {d, e, f}
[pic 2]
Os conjuntos C = {a, b, c, d}e D = {e, f, g, h}.
C ∩ D = { }
[pic 3]
Exemplos e questões dos conjuntos aplicados a área de economia:
Irei elaborar as questões já dando os exemplos de como os conjuntos podem ser aplicados na área da Economia, visto que essas questões vão ser ligadas a problemas que a envolvem.
Exemplo 1:
1) Numa pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas investem em pelo menos fundos imobiliários ou ações. Sabendo que 10 dessas pessoas não investem em fundos imobiliários e que 2 dessas pessoas não investem em ações, qual é o número de pessoas que investem nos fundos imobiliários e nas ações?
Resolução: Se 10 pessoas não investem em fundos imobiliários, significa que elas investem exclusivamente em ações. Se duas pessoas não investem em ações, então elas investem exclusivamente em fundos imobiliários. Como a pesquisa é entre investidores dos fundos imobiliários e ações, então o restante das pessoas investem em fundos imobiliários e ações. Como o total é igual a 15, três pessoas investem nos fundos imobiliários e ações.
Exemplo 2:
2) Rhuan, Miguel e João concorriam à diretoria de uma Empresa. Para escolher quem ocupará o cargo, cada funcionário votou apenas em dois candidatos de sua preferência. Houve 100 votos para Rhuan e Miguel, 80 votos para Miguel e João e 20 votos para Rhuan e João. Quem venceu?
Resolução: Miguel venceu. Analisando o total de votos:
Rhuan = 100 + 20 = 120 votos
Miguel = 100 + 80 = 180 votos
João = 80 + 20 = 100 votos
Logo, o vencedor é o candidato B, com 180 votos.
Exemplo 3:
3) Numa empresa com x funcionários, 56 funcionários sabem inglês, 23 sabem inglês e espanhol, 100 sabem apenas inglês ou espanhol e 36 não sabem espanhol. O total de funcionários na empresa é:
Resolução: Como 56 funcionários sabem inglês, e destes 23, tem funcionários que sabem também espanhol, então 56 – 23= 33. 33 sabem apenas inglês;
Como 100 sabem apenas uma língua, então 100 – 33 = 67 sabem apenas espanhol
Como 36 não sabem espanhol e destes 33 sabem inglês, temos 36 – 33 = 3 não sabem inglês ou espanhol. Usando o diagrama de veen:
X = 33 + 67 + 23 + 3 = 126
Exemplo 4:
4) Visando elaborar um dado sobre a renda per capita de uma cidade, um pesquisador avaliou dentro de um grupo de 87 pessoas aleatórias quem possuia automóvel ou não. 51 possuíam automóvel, 42 possuíam moto e 5 pessoas não possuíam nenhum dos 2 veículos. O número de pessoas desse grupo que possuem automóvel e moto são:
Resolução: 87 - 5 (que não possuem nada) = 51 + 42 - x
82 = 93 - x
x = 11
Exemplo 5:
5) Uma empresa de tecnologia fez uma pesquisa de mercado para identificar o que pode vender mais na região, envolvendo notbooks e tablets. Ela obteu os seguintes resultados:
- 55 usam notbook
- 45 usam tablet
- 27 usam apenas notbook
Sabendo que todos os pesquisados utilizam pelo menos um desses dois equipamentos, então, dentre os pesquisados, o número de pessoas que usam apenas tablet é:
Resolução: Novamente usando os diagramas, fazemos um para os que utilizam notbook e outro para os que utilizam tablet. Tem 27 pessoas dentro do diagrama dos notbooks, o valor da intersecção vai ser 28 pessoas, dentro do diagrama do tablet teremos 17 pessoas que usam apenas o tablet, já que a intersecção é 28. Portando o número de pessoas que usam apenas tablet é 17
...