Controle de processos estatísticos
Trabalho acadêmico: Controle de processos estatísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: idevaldo • 16/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.899 Palavras (12 Páginas) • 338 Visualizações
Idevaldo Alves Costa Ra-431332
Danivia Cristina do Nascimento Silva Ra-417822
Nivea Maria Vale da Silva Ra-412228
Wilma Alencar Ra-420912
Thais Karine Bastos Damasceno Ra-413980
ATPS- Estatística
Professor de Ensino a Distância – Profª. Renata Maria G. Dalpiaz
Professor Tutor Presencial – Profª. Gleice Carvalho Fernandes
Ananindeua-PA
2014
PREFÁCIO
As Probabilidades e a Estatística vem ganhando cada vez mais espaço no nosso quotidiano, repleto de informações as quais necessitamos compreender. Empresas, organismos e a própria sociedade civil constatam a necessidade da “quantificação” dos mais variados aspectos em que se encontram inseridos. As necessidades, assim como as respostas esperadas, são cada vez mais claras e exigentes: Quanto? Onde? Quando? Como? Porquê? Etc,
A atual utilização da Estatística em todas as áreas, o desenvolvimento de programas específicos e o fato de ser, cada vez mais, uma ciência de todos e para todos e também para outras ciências, torna indispensável que o ensino da Estatística se faça não só de uma forma robusta, mas também rápida, acessível e organizada.
SUMÁRIO
Introdução_______________________________________________________4
O que é estatística__________________________________________________5
Controle estatístico de processos (CEP)_________________________________5
A Estatística na Administração________________________________________________7
Amostragem______________________________________________________7
Medidas de Tendência Central_______________________________________10
Medidas de Dispersão_______________________________________________11
Resultado Final____________________________________________________12
Considerações Finais________________________________________________13
Referências Bibliográficas___________________________________________14
1. INTRODUÇÃO
A atividade a ser desenvolvida nos dará a oportunidade de conhecer como a Estatística pode nos fornecer suporte, a fim de entendermos os mais variados tipos de situações que ocorrem no nosso cotidiano, as diferentes informações que nos chegam através dos meios de comunicação, e as possibilidades que encontramos até mesmo no ambiente de trabalho.
Dentro do ambiente de trabalho não é diferente, pois as organizações atuais estão utilizando cada vez mais dados estatísticos, através do Controle Estatístico de Processos (CEP), para melhorar seus produtos e serviços postos no competitivo mercado globalizado, vamos ver como os métodos estatísticos podem mostrar se os produtos e/ou serviços estão prontos e adequados para serem colocados no mercado, e irá fornecer suportes para corrigir defeitos e qual a melhor e mais eficaz forma de corrigi-los. Para isso iremos abordar temas como o conceito de Estatística, seus métodos e suas aplicações na área da administração, e como as medidas de tendências central e dispersão, vão arrumar os resultados de forma coerente e aceitável, para serem aplicados nas respectivas atividades.
2. O QUE É ESTATÍSTICA?
São técnicas e métodos de pesquisas, que em conjunto formam as ciências estatísticas, e como tudo envolve um planejamento do objeto a ser estudado como fazer a coleta qualificada de todos os dados do experimento a ser realizado, que por final serão analisados e as informações obtidas serão publicadas.
O crescente desenvolvimento, aperfeiçoamento e uso das técnicas estatísticas para analíse e obtenção de informações, fornece suporte para o estudo adequado da mais diversas ocorrência em vasta áreas do conhecimento esse crescente uso converge com a necessidade de realizar analíses e avaliação do objeto, fundamentadas, em dados científicos. A estatística nos permite informações sucintas, especificas e eficazes que fornecem subsídios fundamentais para as tomadas de decisões racionais. Neste sentido a estatística fornece ferramentas importantes, para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhora continua de seus processos. Grande parte das informações como índice de inflação, distribuição de renda, emprego e desemprego, tem fundamento em pesquisas e estudos estatísticos, este são alguns exemplos da aplicação da estatísticas no nosso dia a dia. O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ao qual e vinculada a Escola Nacional de Ciência estatística – ENCE, é o órgão responsável pelas estatísticas oficiais e subsidiam estudos e planejamento dos governos no País.
A estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em varias outras ciências e tem por objetivo fornecer método e técnicas para lidarmos racionalmente com situações sujeitas
...