ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE VERIFICANDO O ENTENDIMENTO I
Por: marcelodoni • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 880 Palavras (4 Páginas) • 1.309 Visualizações
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
VERIFICANDO O ENTENDIMENTO I
1) Em uma a escola Ouro Preto, para estudar a preferência em relação a refrigerantes, sortearam-se 150 estudantes, entre os 1000 matriculados na escola. Responda:
a) Qual foi população envolvida na pesquisa
R= 1000 Estudantes Matriculados.
b) Qual foi a amostra considerada na pesquisa?
R= 150 Estudantes.
2) Para cada item abaixo, identifique se é uma população ou uma amostra:
a) Altura de todos os alunos de uma sala de aula.
R= População
b) Salário dos professores de matemática de uma escola.
R= Amostra
3) Leia o texto abaixo:
A Escolaridade Materna
A média de anos de estudo para a população de 25 anos e mais de idade é um indicador que revela o status de escolaridade de uma sociedade. No Brasil, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2009, do IBGE, a média de anos de estudo para a referida população era de sete anos, em 2008. A publicação mostra que a média vista pelo rendimento mensal familiar per capita tem diferença de seis anos quando comparado o quinto superior (20% mais ricos) com o primeiro quinto de rendimento (20% mais pobres). Por inferência, a partir da idade dos escolares que participaram da pesquisa, entende-se que as mães dos mesmos estavam inseridas no grupo etário supracitado.
Responda:
A partir da leitura do texto acima e de acordo com os dados estatísticos apresentados, o que significa dizer que a média de anos de estudo para a referida população era de sete anos?
R= É um indicador que revela o status de escolaridade de uma sociedade.
E analisando os dados da pesquisa, podemos concluir que 7 anos de estudo era o nível máximo de escolaridade que a população apresenta, ou seja, ensino fundamental incompleto.
4) Dado o gráfico abaixo, complete os espaços em branco:
[pic 1]
a) O percentual de escolares cujas mães não tinham qualquer grau de ensino ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi de 25,9%. No outro extremo, a proporção de escolares com mães que tinham o nível superior completo foi de 16,1%. A quantidade de alunos cujas mães não tinham instrução ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi aproximadamente 13,7 vezes maior do que os escolares com mães que tinham o nível superior completo.
b) O porcentual dos escolares que não souberam informar é 18,5 % do porcentual de escolares cujas mães possuem o ensino superior completo.
5) Leia o texto abaixo:
A proporção de escolares cujas mães não tinham qualquer grau de ensino ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi mais elevada em Maceió (37,7%) e menor, em Vitória (19,2%). Vitória e o Distrito Federal apresentaram os maiores percentuais de escolares que tinham mães com ensino superior completo (26,9% e 20,9%, respectivamente).
Analisando os dados apresentados nesse texto, quais são as conclusões que você chegar com relação a cidade de Vitória?
R= A proporção de escolares cujas mães não tinham qualquer grau de ensino ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi mais elevada em Maceió (37,7%) e menor, em Vitória (19,2%).
Vitória apresenta percentual de escolares que tinham mães com ensino superior completo 26,9%, superando a distrito Federal, com 20,9%.
6) Ao desagregarmos o indicador escolaridade da mãe pela dependência administrativa das escolas, podemos observar diferenças importantes. Veja o gráfico abaixo.
[pic 2]
Responda as seguintes questões.
a) Quantas vezes maior foi a frequência de escolares da rede privada cujas mães tinham ensino superior completo em relação aos escolares da rede pública? Mostre como você determinou esse valor numérico.
...