Estatística FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA
Trabalho acadêmico: Estatística FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamilaPadovan1 • 4/6/2014 • Trabalho acadêmico • 1.540 Palavras (7 Páginas) • 473 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
ESTATISTICA
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.........................................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO............................................................................4
3- COLETA DE DADOS...............................................................................6
4- QUADRO 1. ..............................................................................................6
5- FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA............................................9
6- TABELA 1 .................................................................................................9
7- GRÁFICO 1-FREQUÊNCIA ABSOLUTA.............................................10
8- GRÁFICO 2-FREQUÊNCIA RELATIVA..............................................10
9- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL..............................................11
10- CONCLUSÃO..........................................................................................12
11- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................12
INTRODUÇÃO
A seguir veremos a importância da estatística no dia-a-dia das organizações e como obter um quadro simples e resumido das mudanças, chamamos de estatística o conjunto de processos, métodos e técnicas utilizados para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos cuja organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado.
A estatística é a ciência que se ocupa em coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
O trabalho sobre estatística consiste no desenvolvimento das atividades envolvendo amostragem, o calculo de media, desvio padrão, e gráficos a partir de dados de uma população.
DESENVOLVIMENTO
Estatística
A estatística é um instrumento útil, em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político, etc. Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (levantamentos estatísticos) ou sondagens.
Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso cotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas. Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.
Conjuntos de dados
Há dois tipos de conjuntos de dados, que são chamados populações e amostra:
* População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
* Amostra é um subconjunto de uma população.
Ramos da estatística
O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais: a estatística descritiva e a estatística inferencial.
* Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor.
* Estatística Inferencial que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira.
Possibilidades de aplicação de Estatística na área de Administração
Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.
O uso da estatística nos dias de hoje vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a Estatística traz são diretas, claras, específicas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. Com o uso da estatística as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria.
Ainda hoje, no conceito popular a palavra estatística evoca dados numéricos apresentados em quadros ou gráficos, publicados por agências governamentais, referentes a fatos demográficos ou econômicos. A utilização de tabelas e gráficos é freqüente na Estatística, as tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.
Hoje em dia todo administrador precisa utilizar métodos estatísticos, e para isso precisa conhecê-los. Um administrador precisa tomar decisões, para tanto precisa das informações confiáveis e para isso é preciso coletar os dados, resumi-los e interpretá-los, como a
...