Importância das estatísticas na administração
Artigo: Importância das estatísticas na administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbatistasantos • 25/3/2014 • Artigo • 364 Palavras (2 Páginas) • 640 Visualizações
Etapa 1 – Passo 3
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta dos dados, a lógica, o processamento, a análise e a disseminação das informações e passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. A estatística usada por gestores tem o objetivo de comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Na administração surge como forma de analisar com eficácia o controle e o estudo através de gráficos e tabelas para demonstrar os resultados obtidos pela organização.
Através da colocação de números-índices pode comparar as mudanças que ocorreram com o passar do tempo. É de grande importância dos números-índices para o administrador, principalmente quando ocorre a desvalorização do valor da moeda e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças nos hábitos dos consumidores, provocando modificações na qualidade e quantidade do produto na empresa.
Dentro da empresa a estatística entra com bastante intensidade na área financeira, pois é através dos métodos estatísticos que pode modelar o comportamento do crédito, da inadimplência, a movimentação de ações e previsões de taxas de juros, podendo dessa forma organizar estratégias para a concessão de empréstimos que aumente o lucro da empresa.
No campo de pesquisa de mercado, a estatística é de grande importância para realizar estudos científicos sobre comportamento e perfil dos consumidores de determinada região, segundo gênero, classe social e/ou idade, com o objetivo de identificar as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para uma determinada população.
No controle de qualidade, a estatística é utilizada para a redução de custos, redução de desperdícios, auxiliando as empresas a racionalizarem e aproveitarem da melhor forma os seus recursos. É utilizado também o CEP, Controle Estatístico de Processo, que utiliza estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado.
Portanto a Estatística dentro da Administração é de total importância para o administrador saber todo o controle de sua organização, saber os resultados, as variações, a qualidade e o que deve ou não ser ajustado para melhoria, visando crescimento e qualidade no ramo que exerce.
...