O RESSEGURO PELA ÓTICA DO BROKER: A MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO REALIZADA PELO BROKER
Por: felipeccdc • 9/5/2020 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS
O RESSEGURO PELA ÓTICA DO BROKER: A MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO REALIZADA PELO BROKER
Felipe Henriques de Moraes
Rio de Janeiro – RJ
2016
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS
O RESSEGURO PELA ÓTICA DO BROKER: A MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO REALIZADA PELO BROKER
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Universidade Federal Fluminense - UFF como requisito básico para a conclusão do Curso de Ciências Atuarias
Orientador: Marcelo de Chateaubriand Lustosa Borges Pereira
Rio de Janeiro – RJ
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO.........................................1
- JUSTIFICATIVA.............................................................................................2
- OBJETIVOS...................................................................................................3
- GERAL..................................................................................................3
- ESPECÍFICOS......................................................................................3
- METODOLOGIA............................................................................................4
- CRONOGRAMA.............................................................................................5
REFERÊNCIAS...................................................................................................6
- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
O Resseguro é um viés de transferência de risco das seguradoras. Ela é, informalmente citando, o seguro da seguradora. Essa frase explica perfeitamente como funciona o Resseguro a um leigo, porém passa longe de todo o universo em que o envolve. Como veremos neste trabalho a ser desenvolvido, o Resseguro também possui o que chamamos de Retrocessão, que é o seguro do Ressegurador. Em certos riscos, há necessidade de o Ressegurador repassar aquela cobertura a outros resseguradores.
Entende-se como uma transferência de risco da seguradora para um ressegurador geralmente de riscos com valores em que a seguradora não teria capacidade para reter caso houvesse um sinistro de grandes proporções.
A seguradora pode repassar uma grande quantidade de riscos, como riscos de catástrofes, carteiras com riscos pomposos. O Resseguro torna-se uma forma da seguradora diminuir o risco de solvência, atingir seu equilíbrio técnico e pode atingir coberturas para clientes com potenciais riscos geradores de prêmios.
Ao contratar o resseguro, a seguradora tem a opção de contatar diretamente o ressegurador ou através do Broker de Resseguros.
O Broker de Resseguros é o corretor de Resseguro, onde será o intermediário entre a seguradora e o ressegurador. O Broker irá todo o procedimento de BackOffice, operacional e de pulverização do risco para a seguradora. É no Broker que a seguradora pode encontrar um prestador de serviço para distribuir a cobertura do seu risco pelo mercado, irá recuperar um eventual sinistro, o Broker intermediará valores de prêmios, os próprios sinistros e até mesmo de emissões de documentações, contratos, endossos, entre outros.
- JUSTIFICATIVA
Por ser o intermediário no Resseguro, o Broker não se faz necessário de realizar a precificação. Na grande maioria das vezes, o Ressegurador irá precificar a taxa a ser aplicada ao risco e a cedente negociará.
Um Broker diferenciado por obter para a seguradora uma precificação e modelagem prévia de um contrato e dar uma base inicial de quão oneroso o risco poderá ser ao ser repassado ao resseguro.
Em um mercado cada dia mais competitivo, obter uma modelagem prévia e um precificador especificado e direcionado em forma de um projeto angaria clientes interessados em um serviço diferenciado e completo.
- OBJETIVOS
- GERAIS
Os objetivos gerais serão abrir o mercado de resseguros como um todo, mostrando todos os tipos de contratos e riscos envolvidos mostrando a importância do Broker como intermediário.
- ESPECÍFICOS
Mostrar como um Broker pode ser diferencial no processo do resseguro introduzindo uma ferramenta que haja a possibilidade do cliente, que pode ser um ressegurador ou uma seguradora, projetar o seu risco antes mesmo de planejá-lo ao resseguro.
Há modelos específicos de resseguros que possuem uma maior lucratividade ao Broker que geram valores razoáveis de comissões e ao auxiliar na modelagem e precificação de um risco, a possibilidade de negociação de comissão fica mais tangível e aberta.
...