Por que a estatística é importante
Ensaio: Por que a estatística é importante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Meynna • 27/9/2013 • Ensaio • 345 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
3) Por que a estatística é importante?
A Estatística é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade. É através da Estatística, por exemplo, que podemos fazer uma pesquisa eleitoral entrevistando somente alguns eleitores ao invés de entrevistarmos todos os eleitores de um município, economizando tempo e recursos financeiros. Um exemplo típico é na produção de parafusos. Uma fábrica produz parafusos, que devem ter seu diâmetro dentro de certas especificações. Ao medirmos o diâmetro de 100 para fusos produzidos ao acaso existirão variações individuais. Em geral um número em Estatística não é apenas um número! A ele associamos uma medida de incerteza ou variabilidade. A Estatística é um campo de estudos que se preocupa em medir e controlar a variabilidade de informações coletada de uma determinada população. A Estatística é responsável pelo planejamento do estudo, coleta das informações, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados para se tirar conclusões sobre a população de interesse.
4) Diferencie população e amostra?
- Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato, os integrantes de uma casa e várias situações que envolvem um grupo geral de elementos. A população também pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações. Na estatística, a população é classificada como finita e infinita.
- Amostra diz respeito a um subconjunto da população, fração ou uma parte do grupo. Em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra.
...