RELATÓRIO – MEDIDAS DE POSIÇÃOE DISPERSÃO
Por: IDIASSOUZA • 17/12/2015 • Monografia • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 509 Visualizações
RELATÓRIO 2 – MEDIDAS DE POSIÇÃOE DISPERSÃO
1.1 Medidas de Posição
Medida de Posição é uma série de dados que nos orientam quanto a posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da Curva de frequência, no entanto existem três medidas de posição que são utilizadas constantemente, que são elas média aritmética, mediana e moda.
Média populacional: é Calculada somando-se todos os valores e dividindo o resultado pelo total de elementos.
Média amostral: é calculada somando-se os valores das observações da amostra e dividindo-se o resultado pelo número de valores.
Mediana: Primeiramente, para se calcular a mediana tem que se ordenar os dados do menor para o maior. Se o número de observações for impar, a mediana será a observação central, agora sé o número de observações for par, a mediana será a Média aritmética das duas observações.
Moda: Moda em um conjunto de valores é o valor que tem a maior frequência.
1.2 Medidas de Dispersão
As medidas de dispersão são utilizadas pra medir o quanto se espalha os valores ao redor da média. As mais utilizadas são as variância e o desvio padrão.
A variância é uma das mais utilizadas, porque leva em consideração os desvios em torno da média e o tamanho da amostra. Quanto maior for o valor de espaço, maior será a dispersão, ou variância, dos dados amostrais.
O desvio padrão não é nada menos que a raiz quadrada da variância, que é expresso na unidade de medida original.
O coeficiente de variação é uma forma de expressar a variabilidade dos dados excluindo a influência da ordem de grandeza da variável. Como o coeficiente de variação analisa a dispersão em termos relativos, ele será dado em porcentagem. Quanto menor for o valor do coeficiente de variação, menor será a dispersão em torno da média.
1.2 Variabilidade
Medida de variabilidade (ou de dispersão) fornece uma medida do grau no qual os escores em uma distribuição estão espalhados ou próximo, no mais, a variabilidade serve para mostrar o quanto variou um dado, dentro de um espaço amostral.
Passo 2 - DESAFIO
I- Correto. O Tempo de vida útil das lâmpadas A e B são respectivamente 894,65 e 1003,35 horas.
Portanto: 1
II- Errado. As lâmpadas da Marca A duram 852 horas e o da marca B 1113.
Portanto: 0
III- Correto. O tempo mediano de vida útil para a lâmpada A e B são 910 e 1015,5respectivamente
Portanto: 1
IV- Errado. De acordo com os Cálculos a melhor forma para se representar o tempo de vida útil da lâmpada B é a Mediana
Portanto: 0
V- Errado. A Moda não é a melhor medida representativa para a seqüência de dados referentes a lâmpada de marca B.
Portanto: 0
VI- Correto. A seqüência de dados referentes à lâmpada da marca A apresentam uma forte concentração de dados em sua área central.
Portanto: 1
VII- Errado. A distribuição é assimétrica, mas não é positiva, pois a média é menor que a mediana.
Portanto: 0
VIII- Correto. De acordo com os cálculos 75% dos valores apresentados na tabela 1 (lâmpadas de marca A) possuem um tempo de vida útil um pouco menor que 971h
Portanto: 1
IX- Errado. 25% dos valores apresentados na tabela 1, para a lâmpada de marca B, possuem um tempo de vida útil menor que 1000 h, e 75% vida útil maior.
Portanto: 0
X- Errado. O gráfico apresentado não corresponde ao gráfico calculado.
Portanto: 0
Elo portuguessa
RELATÓRIO 3 – PROBABILIDADE
A probabilidade só tem sentido no contexto de um espaço amostral, que é o conjunto de todos os resultados possíveis de um “experimento”. O termo “experimento” sugere a incerteza do resultado antes de fazermos as observações. Os resultados de um experimento (ex: a ocorrência de um raio, uma viagem etc.) chamam-se eventos.
...