A Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Por: SOPHIAROSARIO • 4/4/2022 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
Universidade Veiga de Almeida
Informações da Saúde Pública X Oportunidade contida em BIG DATA
Matéria: Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Aluna: Sophia Rosario Reppin
Matrícula 20221311818
Rio de Janeiro, 2022
Com a pandemia de Covid-19, o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) sofreu impacto com a sobrecarga em diversos postos imcubidos de tratar outras doenças preliminares que em vigência do surgimento do Covid-19 não tinham capacidade para socorrer tamanha demanda de pacientes. O que gerou uma importantíssima inovação nos sistemas de redes públicas devido à influência da ciência de dados na atualidade. Gerando imensurável amparo na construção de diversos postos em áreas estratégicas para abordagem de Covid-19. Evidenciou-se que a telessaúde e telemedicina como aliadas, tem como referência a expansão e aprimoramento da saúde digital que são capazes de providenciar atendimentos virtuais à distância nos quais os médicos responsáveis possam diagnosticar ou dar seguimento à um protocolo já iniciado em pacientes infectados sem que tenham qualquer exposição ao vírus.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’S) e a maioria dos hospitais particulares realizam seus atendimentos protocolando uma análise de dados sobre a compostura de cada situação, assim priorizando aqueles que encontram-se em situações de mais gravidade, o que na maioria dos casos minimiza o tempo de atendimento esperado para se obter um diagnóstico médico.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 71,5% da população que vive no Brasil depende do sistema de saúde público. Com tamanha evidência na atualidade que a ciência de dados influencia cada vez mais para que a fila única que antes atendia à diversos procedimentos pré cirúrgicos ou cirúrgicos em si, venha se tornando cada vez mais setorizada devida a gravidade do problema, tempo estimado de vida caso o paciente não usufrua de tal privilégio médico e outros fatores que antes dessa inovação causaram muitas mortes por aguardar nessa fila completamente desigual e injusta sem esperanças de uma cura.
Conclui-se que a ciência de dados tem grande impacto na saúde pública devido a influência na construção de novos postos de saúde, redução das filas emergenciais, tendo-se otimização de um serviço que deve funcionar com mais eficácia, pois, sendo público toda a população tem impostos descontados de seus contracheques mensalmente para manutenção de tal serviço que é devidamente previsto na constituição brasileira.
Fontes:
https://saudeamanha.fiocruz.br/qual-o-lugar-das-outras-demandas-de-saude-no-cenario-da-pandemia/
https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/os-impactos-da-covid-19-na-transformacao-do-sistema-de-saude/
...