A Computação Ubíqua
Por: Carlos Daniel • 26/7/2021 • Artigo • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 126 Visualizações
Computac ̧ ̃ao Ub ́ıqua:
Definic ̧ ̃ao, Fundamentos e Obst ́aculos
Carlos Daniel C. da S. Ramos1,Jo ̃ao Vitor de Faria 1,Matheus de V.B. Leandro1
1 Instituto de Matem ́atica e Computac ̧ ̃ao - Universidade Federal de itajub ́a (UNIFEI)
d202003244@unifei.edu.br,{vitorjoaojv276,mathvbl1997}@gmail.com
Abstract. The recurrent advances in technology have allowed it to be integrated
more and more into our daily lives. Knowing this, Mark Weiser conceived the
ubiquitous computing, which describes a tomorrow in which technology is om-
nipresent in our lives. In this regard, this present assignment presents the story
behind this paradigm, bringing definitions, examples, applications, problems
and solutions for this branch that can be called as future computing.
Resumo. Os avanc ̧os recorrentes na tecnologia tˆem permitido que ela seja cada
vez mais integrada em nosso cotidiano. Sabendo disso, Mark Weiser concebeu a
computac ̧ ̃ao ub ́ıqua, que descreve um amanh ̃a em que a tecnologia ́e onipresente
em nossas vidas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta a hist ́oria por
tr ́as desse paradigma, trazendo definic ̧ ̃oes, exemplos, aplicac ̧ ̃oes, problemas e
soluc ̧ ̃oes para este campo que pode ser visto como a computac ̧ ̃ao do futuro.
1. Introduc ̧ ̃ao
A computac ̧ ̃ao ub ́ıqua define um paradigma no qual a tecnologia est ́a onipresente, mas
de uma forma em que ́e sequer percept ́ıvel ao usu ́ario. A hist ́oria por tr ́as desse termo
relaciona-se aos laborat ́orios da Xerox no Centro de Pesquisa de Palo Alto(PARC). Foi
de l ́a, em 1991, que Mark Weiser, considerado o pai da computac ̧ ̃ao ub ́ıqua, publicou um
artigo denominado “The Computer for the 21th Century” na revista Scientific American.
Weiser, na ́epoca diretor do Laborat ́orio de Ciˆencia da Computac ̧ ̃ao(CSL), diz o seguinte
em sua publicac ̧ ̃ao : “As tecnologias mais profundas s ̃ao aquelas que desaparecem. Eles se
entrelac ̧am na trama da vida cotidiana at ́e que sejam indistingu ́ıveis dela”[Weiser 1991]1.
Essa ic ˆonica frase representa ainda hoje o ˆamago da computac ̧ ̃ao ub ́ıqua e a forma como
ela ́e idealizada no mundo real.
Weiser viu em sua pesquisa uma forma de quebrar com todo o est ́atico uso de com-
putadores que vinha sendo o padr ̃ao desde os mainframes. Segundo ele [Weiser 1991],
o fato de termos que sentar em frente ao computador, usar teclados e outros equipamen-
tos, ́e um tipo de interac ̧ ̃ao que consome muita atenc ̧ ̃ao e nos isola do mundo ao redor,
resultando em uma experiˆencia solit ́aria. Ainda segundo Weiser, a computac ̧ ̃ao ub ́ıqua
permitiria o uso desses componentes de forma a sequer notarmos sua existˆencia. Mais
tarde, Weiser usou o termo Computac ̧ ̃ao invis ́ıvel [Weiser 1993]2 para se referir a esse
tipo de interac ̧ ̃ao.
1The most profound technologies are those that disappear. They weave themselves into the fabric of
everyday life until they are indistinguishable from it2Invisible computing
O termo ‘Tecnologia Calma’ [Weiser e Brown 1997]3 tamb ́em foi uma forma
usada por Mark Weiser para descrever a Computac ̧ ̃ao Ub ́ıqua. Nesse contexto ele traz esse
paradigma como uma oposic ̧ ̃ao `a virtualizac ̧ ̃ao dos computadores. Essa, tenta virtualizar
o mundo real, atrav ́es, por exemplo, de ́ıcones de documentos e representac ̧ ̃oes de objetos
concretos, j ́a aquela, busca trazer vers ̃oes computadorizadas dessas tecnologias de volta
para o mundo real. Um exemplo ́e o projeto da PARC(Centro de Pesquisa de Palo Alto),
originalmente pensado por Alan Kay, chamado Dynabook. Esse dispositivo basicamente
simulava um livro. Apesar do projeto n ̃ao ter vingado na ́epoca, outros projetos atuais,
como Amazon ’s Kindle, s ̃ao evoluc ̧ ̃oes que vˆem conquistando espac ̧o de mercado.
Figura 1. Mark Weiser [Drouillat 2018]
Figura 2. Livro mobile - Dynabook de Alan Kay [LILYG 2014]
2. Computac ̧ ̃ao Ub ́ıqua
Os termos computac ̧ ̃ao ub ́ıqua, computac ̧ ̃ao pervasiva e computac ̧ ̃ao m ́ovel s ̃ao constan-
temente citados como sendo nomenclaturas distintas para um mesmo conceito. Contudo,
fazendo-se uma an ́alise individual, temos as seguintes definic ̧ ̃oes:
Computac ̧ ̃ao Pervasiva: essa ideia surgiu no meio dos anos 90 na
IBM[Want 2018].Esse conceito trabalha com a capacidade dos dispositivos em obter
informac ̧ ̃oes sobre seu contexto e utilizar esses dados para criar, dinamicamente, mo-
delos computacionais. Al ́em disso, tamb ́em ́e necess ́ario que o computador consiga de-
tectar outros componentes no ambiente que possam interagir com suas aplicac ̧ ̃oes. Atual-
mente, o maior desafio da computac ̧ ̃ao pervasiva ́e justamente o grande
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