TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES COM A ADVANCED MICRO DEVICE

Por:   •  15/5/2021  •  Artigo  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES COM A ADVANCED MICRO DEVICE

Yago Riccomi Silveira[1]

  1. INRODUÇÃO

Encontra-se nesse artigo o processo de evolução dos processadores a partir dos computadores com válvulas e reles aos transistores mais modernos.

Os dispositivos saíram do processamento decimal para o binário e, respectivamente, de trabalhos manuais para autônomos com a passagem de energia e algoritmos.

Aprimorando os transistores com o tempo e a tecnologia, temos os processadores atuais. Seu consumo de energia é baixo e processamento extremamente elevado comparado aos seus primórdios. O uso de um computador pessoal foi devido a flexibilização e personalização para o uso das CPU (Central Processing Unit) as particularidades de cada indivíduo. Acompanhado de um maior uso se tem a redução dos preços por conta da demanda e oferta alta no mercado.

A AMD (Advanced Micro Device) é a principal concorrente da gigante Intel. No início vendiam seus produtos para a rival pois ainda não tinham entrado no mercado livremente. Sua consolidação de concorrência foi através de baixos preços. Só foi exibida como uma ameaça para a Intel em 1999, quando superaram o desempenho do recente produto com o Athlon.

  1. HISTÓRIA DOS PROCESSADORES

O primórdio dos processadores foram as válvulas com reles, elas eram operadas manualmente e possuía base decimal, foram utilizadas para a criação do ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer), durante a Segunda Guerra Mundial. Unicamente, sua função era realizar cálculos militares do exército dos Estados Unidos das América, para a trajetória de misseis. A capacitação para calcular chegou a 5.000 cálculos por segundo, tendo peso aproximado de 30 toneladas.

Anos depois foram descobertos os transistores de silício, com base binaria e operadas através de comandos computacionais, foi desenvolvido por Morris Tanenbaum. Possuem uma velocidade maior e menos gasto de energia que as válvulas.

Afrente houve a incorporação dos transistores aos sistemas integrados, permitindo a compactação das dimensões juntamente com o aumento da capacidade de processamento e redução dos preços, possibilitando a aquisição para domicílios e empresas.

  1. DEFININDO O PROCESSADOR

Comparando com um corpo humano o processador realiza a função de cérebro, controlando as demais partes como sistema nervoso e esqueleto (mainboard), coração (fonte de alimentação), memoria motora (ROM BIOS), a pele (gabinete, no computador, não sendo realmente necessária), dentre outras funções.

Explicando de forma diferente, o processador é um o controlados das operações mais complexas realizadas no hardware e software, relacionado com manipular e modificar dados.

O primeiro computador a ser comercializado possuía 2MHz (unidade de medida para processamento de dados) com apenas um núcleo. Atualmente, os computadores possuem, em média, 2GHz em 2 núcleos com 4 threads operando a essa capacidade, ou seja, os núcleos se dividem virtualmente em dois, tendo a capacidade de operação duplicada, assim obtendo maior desempenho.

O maior problema enfrentado era o superaquecimento pela alta demanda de energia necessária para funcionar o maquinário. Hoje, há sistemas de segurança na maioria dos computadores para caso o processador atinja 100°C ele automaticamente desligue e permaneça inativo até ser seguro religar.

Entretanto, com o avanço da tecnologia de hardware o consumo de energia vem sendo diminuído juntamente com a temperatura. Para todos os casos, é indicado o uso dos processadores apenas com uma forma de dissipação de calor, comumente em computadores é utilizado um dissipador de calor, feito de alumínio ou cobre, sob o processador. O calor é repassador para o sistema de refrigeração através de uma pasta condutora de calor (pasta térmica), após o metal absorver a energia termo ela é dissipada por uma ventoinha para o ar, enviando a para o ambiente.

  1. ADVANCED MICRO DEVICE (AMD)

  1. HISTÓRIA

A empresa fundada nos Estados Unidos em 1969 pelo executivo Jerry Sanders, começou produzindo suas mercadorias para a companhia que na atualidade é sua maior rival comercial, a Intel.

Como a AMD vendia suas tecnologias para Intel, ao se lançar no mercado como concorrente sempre esteve um passo atrás, pois seu produto só era lançado meses depois do dá sua rival, e contendo as mesmas características.

Por não poderem contar com inovação tecnológica imediata em seus produtos, decidiram investir em baixo custo. Assim, as pessoas foram favorecidas com a concorrência entre as empresas.

Apenas no ano de 1999, a AMD foi capaz de superar sua adversária em desempenho, introduzindo o Athlon no mercado, lançado apenas em 2000. O mais novo processador deles superava o lançamento da Intel (Pentium III) em todas as categorias, porém, esquentava muito. No começo, não foi bem recebido pelos compradores, mas ao mudarem o processo de produção, o produto obteve excelentes vendas, por ser mais em conta e ter melhor desempenho ao concorrente principal.

  1. ATUALIDADE

A produção não se limitou somente a processadores, partindo também para o desenvolvimento de placas de vídeo. A operação da empresa se abrange por 23 países, com intuito de investimento para os próximos avanços na tecnologia. Mesmo com o crescimento da marca, a empresa não deixou de equilibrar baixos preços para produtos de qualidade e bom desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com