A GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM HOSPITAIS MELHORANDO OS RESULTADOS ESTRATÉGICOS
Por: Cesar Amaral • 14/6/2020 • Ensaio • 454 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
FACULDADE LABORO – SÃO LUÍS - MA
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM REDES DE COMPUTADORES
Fichamento artigo:
A GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM HOSPITAIS MELHORANDO OS RESULTADOS ESTRATÉGICOS
Nome do aluno
CESAR ROBERTO DO NASCIMENTO AMARAL
Trabalho do curso Graduação tecnológica em Redes de Computadores, como requisito de nota da disciplina Projeto Interdisciplinar.
Tutor: Prof. Carlos Rayllan Lima Sousa
São Luís - MA
2019
Artigo científico:
Projeto Interdisciplinar
Título do artigo: A GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM HOSPITAIS MELHORANDO OS RESULTADOS ESTRATÉGICOS
REFERÊNCIA: http://www.jhi-sbis.saude.ws/
SANTOS,Rodrigo Vaz dos.TERRA,Ricardo.A Governança de Tecnologia da Informação em Hospitais melhorando os resultados estratégicos.São Paulo (SP),2017
O autor na introdução do artigo cita a complexidade da administração hospitalar com vários processos utilizados para a recuperação dos pacientes, envolvendo uma gama de especialidades. Nestes processos, o planejamento, a organização, a direção, o controle a coordenação e avaliação são essenciais para a criação de metas a serem alcançadas. Dentro desta instrumentação gerencial, a utilização da tecnologia da informação (TI) vem criando oportunidades de aplicação no mercado de saúde.
No objetivo, com auxílio da literatura, busca identificar resultados de outras instituições a fim de que investimentos em TI sejam favoráveis.
A metodologia aplicada utiliza o método de revisão sistemática para uma visão ampla dos fatos, nas bases de dados do PubMed, BVS e Google Acadêmico.
Em seu quadro, a amostragem das revisões sistemática abordam várias utilizações de TI na implementação, e um sistema informatizado de logística que auxilia na redução de custos. Já em uma segunda amostragem a implantação de um sistema de informação de saúde (SIS) gera benefícios expressivos, mas se mostra mais complexos para seus utilizadores pela dificuldade de utilização de equipamentos tecnológicos, na terceira amostragem a utilização da TI foi mais visada à satisfação do cliente/paciente, na quarta amostragem ele aborda a essencialidade da governança de TI aplicada a boa gestão de investimentos.
Como a pesquisa envolve uma série de profissionais, descritos na revisão, analisou-se que a governança de TI gera retorno considerável a instituição.
em sua análise discursiva mostrou o papel estratégico da governança de TI nas revisões sistemáticas citadas, e não foi só equipamentos dando suporte, mas também mudança na visão dos negócios.
ao concluir ele afirma que instituições propensas as práticas de governança de TI terão melhores indicativos nos seus resultados e evolução nos seus processos.
...