A Inteligência Artificial Para Jogos Eletrônicos
Por: daniel.dhs • 10/5/2023 • Trabalho acadêmico • 3.143 Palavras (13 Páginas) • 95 Visualizações
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS ELETRÔNICOS:
APLICANDO PADRÕES DE MOVIMENTO E COMPORTAMENTO
DETERMINÍSTICO AO JOGO PAC-MAN
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao
Instituto Federal de São Paulo, como parte dos
requisitos para a obtenção do grau de Tecnólogo
em Sistemas para Internet.
Área de Concentração: Inteligência Artificial
Orientador: Prof. Paulo Muniz de Avila
São João da Boa Vista
2014
Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer
meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que
citada a fonte.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, pela vida, por estar sempre no meu
caminho, iluminando e guiando às escolhas certas.
Aos meus pais: Maria Cristina e Antônio Bezerra, que foram à base de tudo
pra mim, apoiando-me nos momentos difíceis com força, confiança, amor,
ensinando-me a persistir nos meus objetivos e ajudando a alcançá-los.
Ao meu irmão Breno, agradeço pela companhia, carinho e momentos de
descontração vividos a cada dia, que nos ajudaram a superar as diferenças.
À minha avó Jacyra e tia Margarida, pelo carinho e incentivo no decorrer da
minha vida.
À minha namorada Daniela que de forma especial e carinhosa me deu força
e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades.
Agradeço o meu orientador Prof. Prof. Paulo Muniz de Avila pela
contribuição que deu através de suas correções, contribuído para que o
trabalho fosse apresentado à banca de uma forma melhor.
Também a todos meus professores e colegas, pois sem eles eu não chegaria
até aqui.
Mais uma fase encerra-se, graças à ajuda de vocês. Muito obrigado por tudo.
A vitória é nossa.
RESUMO
BEZERRA, D. (2013). Inteligência Artificial para Jogos Eletrônicos. Trabalho de
Conclusão de Curso - Instituto Federal de São Paulo, São João da Boa Vista, 2014.
Esse trabalho tem como o objetivo o desenvolvimento de Inteligência Artificial para o
jogo Pac-Man, utilizando as metodologias de Padrões de Movimento para movimentos de
perseguição e evasão e também o algoritmos de Comportamento Determinístico, através da
ferramenta Construct 2 Free Edition, através das tecnologias: HTML5; Java Script; JQuery.
Essa IA foi testada por voluntários através de experimentos, com base nesses testes, foram
realizados levantamentos de dados estatísticos que definem o seu desempenho, cujos
resultados demonstram que a IA de perseguição é mais eficiente que a de evasão e que a IA
pode se tornar um grande diferencial em relação à concorrência no mercado de jogos
eletrônicos. Norteando assim, estudos atuais e futuros, apoiando-se nas áreas de abrangência.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Jogos. Padrões de Movimento. Pac-Man.
Comportamento Determinístico.
ABSTRACT
BEZERRA, D. (2013). Artificial Intelligence for Electronic Games. Course Conclusion
Project – Instituto Federal de São Paulo, São João da Boa Vista, 2014.
This work has as objective the development of Artificial Intelligence for the game
Pac-Man, using the methodologies Standards Movement for tracking motion and avoidance
algorithms and also the Deterministic Behavior by Construct 2 Free Edition tool, through
technologies : HTML5; Java Script; JQuery. This IA was tested by volunteers through
experiments based on these tests, surveys of statistics that define their performance have been
conducted, the results show that the IA of persecution is more efficient than the dropout and
the AI can become a great advantage over the competition in the market for electronic games.
Thus guiding current and future studies, relying on coverage areas.
Keywords: Artificial Intelligence. Games. Patterns of Movement. Pac-Man. Deterministic
behavior
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – River Raid – Atari …. ................................................................................. 21
Figura 2 – Donkey Kong – NES ….............................................................................. 21
Figura 3 – Boulder Dash – Atari … ............................................................................. 22
Figura 4 – Warcraft – PC ……. ................................................................................... 23
Figura 5 – Sim City – PC ……………...……................................................................ 23
Figura 6 – Black & White – PC ……………...…….
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