A Norma S88 Passou Existir Através da ISA (International Society Of Automation)
Por: frankcorvo • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.470 Palavras (10 Páginas) • 573 Visualizações
Sumário
- Norma ANSI/ISA-S88.01-1995..............................................................
- Processo de Bateladas........................................................................
- Procedimento na prática......................................................................
- Exemplo de Arquitetura.......................................................................
- Passo a passo Receita.........................................................................
NORMA ANSI/ISA-S88.01-1995
A norma S88 passou existir através da ISA (International Society Of Automation) que precisou de comitês técnicos para, atribuições, normas técnicas e de aprovação da comunidade técnica, para padronização de termos e procedimentos. O Comitê foi chamado de SP88 e a norma técnica S88.
A norma S88 define a terminologia e o modelo para estruturar um processo de batelada na camada de software. Ela é dividida em dois modelos: Físico (modelagem dos equipamentos utilizados no processo: válvulas, motores, sensores, instrumentos) e Procedimento (estratégia de controle dos equipamentos, ordem e seqüência de execução). Ou seja, quem executará as tarefas (equipamentos- modelo físico) e de forma (receitas – modelo de procedimento, passos).
Mediante a isso foram criados softwares que assumiram uma fatia no mercado, onde tem o planejamento da empresa, como: gerenciamento de matéria prima, programação de sistema e rastreamento, elaboração de estratégia de controle, processar passos com uma receita pré-definida, geração de relatórios de comparações e um interface gráfico do que foi produzido.
Aplica-se este sistema bateladas o ambiente que possuir um sistema de requerimentos ordem seqüência e quantidade com os respectivos softwares que seguirem a norma ISA S88.
Processo de Bateladas
O Objetivo é produzir produtos consistentes repetidamente, batelada a batelada, devendo seguir uma ordem e com regras definidas, quantidades finitas e dependendo do tipo de processo uma batelada pode demorar segundos, horas ou dias, mas sempre terá começo, meio e fim, é uma atividade periódica. Essas bateladas podem ser medidas em litros, galões, quilogramas, etc.
Os processos de produção do tipo batelada são muito comuns nos mais variados segmentos industriais e tem a missão de entregar o produto dentro de exigentes indicadores de qualidade e ciclo de produção cada vez menores.
No âmbito de automação, o processo de bateladas fornece o controle das receitas (seqüenciamento dos passos, parametrização, etc.), visualizando nas telas sinóticas do sistema SCADA (janelas de controle, telas de suporte).
Procedimento na prática
- Process Cell: área de definição bateladas (planta/processo/linha)
- Units: responsável pela execução das etapas do processo (tanques, reatores, silos, etc).
- Equipment Module: conjunto de equipamentos que realizam atividades do processo (aquecimento, dosagem,etc.)
-Control Module: dispositivo de controle (válvula, motor, sensor, instrumento de medição, balança.)
Através das fórmulas ou receitas, é definido:
-Procedure: estratégia de execução. Nível mais alto da hierarquia
- Unit Procedure: Sequenciamento das bateladas
- Operation: atividades agrupadas para necessidade de bateladas.
- Phases: adições de materiais, agitações, controle de temperaturas, transferências, etc. Momento de integração receita no software com os equipment modules e control modules. Seus comandos são: iniciar, travar, parar, pausar, reiniciar, abortar, limpar falha e continuar.
[pic 1]
Passo a passo receita
- General Recipe: receita global
- Site Recipe: fiel a consideração do site onde será produzida.
- Master Recipe: onde e como será processado este produto, dando inicio ao modelamento das receitas.
- Control Recipe: Um espelho da Master Recipe, preserva a receita e permite alterações nos parâmetros que está em execução e os que entrarão no momento.
[pic 2]
O processo é Batelada é descontínuo, quando a produção é pequena ou em reações de segurança em que operam em pequenas quantidades de cada vez, esse processo propicia uma atividade cinética e é frequentemente mais fácil de ser controlado. Cada batelada é um sistema fechado e a massa de cada batelada é fixa, a reação dos elementos é a mesma.
O uso de sistemas orientados a S88 trazem inúmeros benefícios dentre os quais podemos citar:
- garantir a repetibilidade de produção: deixa de existir as variações de lote baseados em quem opera e uma única ordem e sequência é seguida na fabricação de acordo com as definições de cada fórmula.
- diminuir o ciclo de produção: se definirmos o ciclo de produção como o intervalo entre as bateladas, quando o software é orientado pela S88, esse tempo tende a ser reduzido. Os principais motivos são que os intervalos entre execução das fases, como por exemplo, entre uma agitação e início de dosagem de matéria prima independem da ação operacional e ocorrem automaticamente.
- assegurar a qualidade do produto: como esse tipo de sistema monitora os erros de dosagem e outros parâmetros chaves pertinentes a cada processo, como por exemplo, uma temperatura, pH, etc, os desvios podem ser notados em tempo real e a ação corretiva poderá ser aplicada a fim de garantir que o lote esteja dentro dos padrões exigidos e não seja perdido.
- rastreabilidade de produção: relatório do que foi dosado, quanto por quem e quando são dada chave de qualquer sistema produtivo para assegurar o que é entregue ao cliente e garantem uma base de informações suficientes para uma investigação de desvio.
...