A Prova Teleprocessamentos e Redes
Por: pedrup • 28/5/2019 • Exam • 1.404 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
Primeira Prova MAB-510 2018-1
Nome: _______________________________________________________________Nota:______________
1ª Questão (2,0 pontos): Marque V (verdadeiro) ou F (falso). Duas respostas erradas anulam uma resposta certa. 1. ( V ) Um protocolo é um conjunto de regras que definem como entidades de uma mesma camada interagem entre si.
- ( F ) A camada de transporte na Internet é responsável pelo transporte da informação e precisa estar implementada em todos os elementos do núcleo e da borda da rede.
R: a camada de transporte é fim a fim e somente implementada nas extremidades, ou seja, nas estações e servidores e não nos roteadores (somente na borda da rede).
- ( F ) Datagrama é a designação de uma rota virtual sem controle de erro.
R: datagrama é uma unidade de informação encaminhada de forma independente pela camada de rede.
- ( V ) Numa infraestrutura de TV a cabo, como Virtua, a velocidade de download da rede pode depender do tráfego dos outros usuários.
R: o meio é compartilhado e a alocação de canais para uso dos usuários em operações de download ou upload depende do tráfego total.
- ( V) Em uma transmissão de dados na Internet, pode haver a ocorrência de ACK duplicado em caso de chegada fora de ordem no destino
- ( F) O checksum do TCP cobre apenas o cabeçalho.
- ( F ) A tecnologia de banda larga tem como vantagem o uso de modems de baixo custo.
R: custo é alto. O custo de modems de banda de base ou banda básica é que é baixo.
- ( F) Após entrar em slow start, o protocolo de transferêcbai confáveil do TCP somente passa a operar em congestion avoidance se ocorrer um congestionamento na rede.
R.: entra-se em cong avoid após ultrapassar o threshold definido
- ( F ) A perda de um ACK na rota de retorno não afeta o desempenho do TCP.
- (V) O cache Web torna possível o uso de dados previamente consultados por um ou diversos usuários, podendo reduzir substancialmente o tempo de resposta para a requisição de um cliente, em particular se o gargalo da largura de banda entre o cliente e o servidor de origem for muito menor do que aquele entre o cliente e o cache.
2a.Questão (1,0 ponto) (TCP)
Enlaces de rede possuem taxas de perda que são computadas em percentagem de pacotes perdidos. Estas perdas em geral ocorrem em rajadas e podem ser causadas por corrupção de bits nos enlaces físicos ou descarte em filas congestionadas. Transferências TCP são longas e ocorrem para cada usuário em uma única sessão. Dois usuários, com arquivos longos do mesmo tamanho, ao final de suas transferências recebem uma indicação de que o percentual de perda em suas sessões foi o mesmo. Essas sessões ocorrem em instantes diferentes do dia. Com base na informação de perda, posso dizer que os dois usuários experimentaram aproximadamente a mesma vazão, ou seja, que o tempo de transferência deles foi aproximadamente o mesmo? Sim ou não? Explique e justifique sua resposta.
Solução:
Caso as perdas em uma sessão TCP ocorram no início de uma longa transmissão, quando a cwnd ainda não cresceu o suficiente, a sessão TCP entrará em CA com uma janela de congestionamento cwnd baixa. Como em CA a janela cresce apenas de forma linear, a partir desta primeira entrada em CA a vazão da sessão já estará comprometida.
Por outro lado, se as perdas ocorrem depois que a sessão já atingiu um valor de cwnd alto, as perdas levarão a sessão TCP a operar em um patamar de vazão maior do que no cenário de perdas em instantes iniciais. O melhor seria ter as perdas concentradas ao máximo no final da sessão, pois teríamos a possibilidade de estar operando com uma vazão mais alta na maior parte da duração da sessão. Portanto, ainda que o percentual de perdas seja o mesmo, influirá bastante na vazão o fato das perdas acontecerem no início ou no final da sessão. Vale a pena lembrar que a vazão é afetada por perdas de forma cumulativa.
3a.Questão (2,0 pontos) (http)
I) Suponha que um browser tenha que acessar uma página armazenada em um servidor web na rede local e que esta página referencia dois objetos bastante grandes, hospedados neste mesmo servidor. O servidor pode operar com conexões persistentes ou não. Neste cenário, o RTT ao servidor e o tempo de transferência da página são desprezíveis frente ao tempo para transferir os objetos.
O browser pode operar com conexões TCP paralelas. Compare as configurações abaixo em relação ao tempo para obter a apresentação completa da página para o usuário, diga se são todas equivalentes ou se existe alguma com melhor desempenho, descrevendo em detalhes a operação de cada uma das configurações:
- HTTP não persistente com conexões TCP paralelas
- HTTP persistente sem paralelismo
Resposta:
No cenário (a), será aberta uma conexão TCP ao servidor para a transferência de cada objeto, de modo que o tempo para ter a página completa será determinado pelo tempo de transferências do maior objeto, pois os dois objetos seriam transferidos em paralelo.
No cenário (b), como uma única conexão TCP é usada para a transferência dos objetos, e a requisição de um objeto é feita por vez, o tempo de transferência será a soma dos tempos de transferência dos dois objetos.
Logo a configuração mais eficiente será (a).
...