A Segurança da Informação
Por: Marcus Vinicius Morais Zuppo • 23/9/2022 • Dissertação • 262 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
O roubo de dados confidenciais é uma das ameaças cibernéticas permite a injeção no banco SQL para tentativas não autorizadas de acesso a recursos internos, contas comprometidas, tentativa de clonagens de dados, o seu desvio, entre outras atividades. Esses dados confidenciais roubados acarretaram com um custo financeiro significativo e reputação para a empresa. Erro humano com funcionários mal treinados é um outro risco de “cybersecurity” que devemos observar bem de perto, pois é o que gera, na maior parte das vezes, danos quase irreversíveis para as empresas. Com certa frequência as corporações não se preocupam em dar o treinamento descente em segurança da informação; não implementam uma política bem definida sobre o tema e não demonstram, na prática, para o corpo de trabalhadores os perigos que ações cotidianas, como cliques em links duvidosos, notebooks, smartphones ou tablets extraviados, podem impactar na rotina individual e coletiva da empresa.
Comparando os dois casos descritos acima vemos que o elo mais fraco é a falta de conhecimento e de preparo dos profissionais com relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Na prática, a falta de conhecimento e de preparo para lidar com as novas tecnologias representa um ponto fraco da empresa em questão. E, na realidade, os crackers se aproveitam dos pontos fracos das empresas e roubam dados que possuem muito valor agregado.
Como medidas para alternar esses problemas teríamos o melhor treinamento dos funcionários das empresas na parte de “cybersecurity” e a adoção de rotinas de backups mais eficientes para tentar reverter os problemas quando já houve o ataque.
...