A Tesouraria no Varejo
Por: Laura Rosso • 13/12/2017 • Projeto de pesquisa • 896 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
Sumário Executivo do Projeto
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um novo sistema de Tesouraria em uma plataforma sistêmica atualizada, com mão de obra qualificada e manutenção mais simples e barata, em linha com a necessidade de crescimento sustentável da Companhia. A nova solução viabilizará a adequação sistêmica ao processo centralizado de fechamento das tesourarias das lojas automatizando processos, reduzindo riscos, despesas e facilitando a adequação sistêmica e processual em caso de expansão de lojas ou novas aquisições. A redução de despesas estimada é de 1,37MM considerando os primeiros 5 anos após a implementação do novo sistema, redução média de 275,5K por ano com a nova solução de Tesouraria.
Justificativa
O sistema atual de tesouraria de lojas, tesouraria central e tesouraria de loja virtual foram construídos na plataforma do sistema legado em uma linguagem Accell e Java (Portal Corporativo) e vem sendo customizada para atender os novos produtos implantados. Esta linguagem não é mais utilizada pelas empresas e não possui profissionais e fornecedores qualificados em manter sua atualização.
Em razão disso, há a necessidade da descontinuidade dessa plataforma (base de dados Sybase (CRE/COM) que será descontinuado) e será necessário o desenvolvimento de uma nova solução em uma plataforma mais atualizada. Além disso, o processo de fechamento da tesouraria foi alterado para ser realizado de forma centralizada pelo CSC e o sistema atual dificulta a operação por não ser multiempresas e pelos fechamentos serem realizados de forma manual e individual loja a loja.
Os principais impactos identificados hoje são:
- Falta de suporte na aplicação devido à ausência de fornecedores para manutenção e atualização;
- Não atendimento das premissas sistêmicas da companhia;
- Oneração dos recursos da loja e do CSC para fechamento das tesourarias.
Visando o crescimento sustentável da companhia e a resolução dos pontos citados anteriormente, identificamos a necessidade de substituição do sistema legado por uma aplicação moderna, capaz de atender o processo de fechamento de tesouraria de forma simplificada e automatizada, possibilitando que estes sejam realizados e conciliados através de uma estrutura centralizada.
Este sistema deve ter possibilidade de recepção das informações geradas pela automação comercial, bem como a conciliação automatizada entre os atuais sistemas de integração de tesouraria de loja: SIV, Condutor, Nova plataforma de Crédito, Sitef, Resa, CPR, Vale Troca. Para a tesouraria central: sistema Recupera, pagamentos WEB e na tesouraria da loja virtual: Admin. e geração de lote e integração para o módulo GL-EBS para estas tesourarias. Além disso, é necessário que as apurações, conciliações e lançamentos manuais sejam automatizados.
As premissas para o desenvolvimento desta nova ferramenta são:
- Plataforma multiempresas;
- Plataforma multi-idiomas;
- Rastreabilidade e histórico dos lançamentos manuais e sistêmicos;
- Automatização de processos manuais para reduzir o esforço operacional dos colaboradores de loja e do CSC Tesouraria;
- Garantir as integrações e as devidas conciliações entre os sistemas atuais e novos;
- Ser uma solução de fechamento que realize a separação do fechamento financeiro da loja (numerário), conciliações sistêmicas e integrações no CSC.
Com o desenvolvimento da nova solução será possível reduzir sensivelmente os esforços empregados nas Lojas e no CSC no que tange a execução de tarefas manuais e corretivas realizadas em virtude das limitações impostas pelo sistema atual, eliminar ajustes de falhas humanas ocasionadas pelas fragilidades do sistema, reduzir perdas ocasionadas por falhas humanas e fraudes, viabilizar atualização e manutenção sistêmicas de forma simples e com menor custo, simplificar a adequação sistêmica nas aquisições de novas empresas e atender de forma sustentável às necessidades geradas pelo rápido crescimento da companhia.
...