Alan Kay, POO e Interface Gráfica
Por: Leonardo Ronne • 11/10/2018 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 598 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA/FATEC[pic 3][pic 4]
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
1º CICLO – 2018/2 – DIURNO
Ana Carolina P. E. Coimbra, Fernanda L. L. Melo, Leonardo Ronne O. Cruz
Alan Kay – POO – Interface Gráfica
Franca/SP
Setembro/2018
Alan Kay – POO – Interface Gráfica
Alan Kay (1940, 78 anos) é um cientista da área da computação, nascido em Springfield, Massachusetts, EUA, conhecido por ter criado a ideia de computador pessoal, o conceito do computador laptop e as invenções da interface de janela sobreposta, agora onipresente, e da moderna programação orientada a objetos. Foi criador também da linguagem de programação Smalltalk e da arquitetura das modernas interfaces gráficas dos computadores. Seu profundo interesse pelo modo de aprendizagem de crianças foi o catalisador para essas ideias (SILVEIRA; RIBEIRO, 2013).
Kay foi um dos fundadores do Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox Company (PARC), em Palo Alto, Califórnia. Foi neste centro que a Programação Orientada a Objetos (POO) surgiu em paralelo à criação da linguagem de programação Smalltalk, ambas encabeçadas por Kay em 1972.
A ideia básica da POO é imaginar que programas simulam o mundo real: um mundo povoado de objetos. Dessa maneira, linguagens baseadas nos conceitos de simulação do mundo real devem incluir um modelo de objetos que possam enviar e receber mensagens e também reagir às mensagens recebidas. Esse conceito é baseado na ideia de que no mundo real frequentemente usamos objetos sem precisarmos conhecer como eles realmente funcionam. Assim, programação orientada a objetos fornece um ambiente onde múltiplos objetos podem coexistir e trocar mensagens entre si (BARANAUSKAS, 1993).
Essas duas ideias combinadas são a concepção de um computador direcionado ao homem considerando a comunicação como um processo humano orientado ao entendimento e ao consenso. Assim surgiu uma preocupação com as interfaces, que deveriam dar o poder ao usuário comum para criar, distribuir, e manipular a informação, no sentido de potencializar o uso dos computadores por pessoas comuns e a inclusão do homem no centro do projeto de sistemas.
Foi nesse cenário que se deu a criação da Interface Gráfica do Usuário (GUI – Graphical User Interface), um modelo de interface do utilizador que permite a interação com os dispositivos digitais através de elementos gráficos. Por meio dessa interação, os usuários podem selecionar e manipular ícones e símbolos a fim de conseguir realizar tarefas com algum dispositivo. Esses símbolos são denominados de widgets, na maioria dos casos, e são agrupados em kits (SILVEIRA; RIBEIRO, 2013).
É atribuído ainda à Alan Kay a criação das janelas, que possuíam bordas e barras de títulos que permitiam a identificação e o reposicionamento delas, o conceito de ícones e o menu de contexto, as barras de rolagem, as caixas de diálogo e os botões de opções (KAY; GOLDBERG, 1977).
A partir de 1984 Kay associou-se a Apple Computer, onde várias de suas ideias começaram a ser exploradas de modo comercial, até o fechamento da ATG (Advanced Technology Group), uma das divisões de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Ele então associou-se a Walt Disney Imagineering. Após a Disney, ele fundou em 2001 o Viewpoints Research Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada às crianças, ao aprendizado e ao desenvolvimento de software avançado (SILVEIRA; RIBEIRO, 2013).
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