Analise de Sistemas I
Por: Rafael Reis • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI
Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo coma informação que será processada. Assim classificação geralmente é feita de acordo com os níveis em que eles atuam dentro da empresa e são voltados para um objetivo.
3.1.1 Sistema de Informação operacional
Formado por operações rotineiras, normalmente abrange um grande volume de operações. São caracterizados pelo grande número de formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras. Exemplos: Formulários de cadastro e relatórios de conferência de dados.
3.1.2 Sistema de Informação Gerencial
É formado por operações de apoio na tomada de decisão. Geralmente trabalha com informações agrupadas e utiliza as informações oriundas do operacional para auxiliar o gerenciamento das organizações. Como exemplo temos uma projeção de vendas para o mês seguinte.
3.1.3 Sistema de Suporte a Decisão
Também é conhecido por Sistemas de Apoio à Decisão. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.
3.1.4 Sistema de Suporte Executivo
São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas.
3.1.5 Sistema de Informação Estratégica
Seu foco é apoiar a alta diretoria, filtrando informações fundamentais e altamente estratégicas, também é tido como uma evolução do sistema gerencial. São exemplos, sistemas de controle de tráfego aéreo e controle de trânsito.
3.1.6 Sistema de Automação de Escritório
Os Sistemas de Automação de Escritório, tornam as atividades relacionadas a escritório mais organizadas, rápidas e confiáveis. Disponibilizam funções como processadores de texto, editores de imagem, planilhas, dentre outros. Seu foco é aumento de produtividade com redução de custos.
3.1.7 Sistema de Informação Especialista
São sistemas onde todo o conhecimento do especialista é transferido para a máquina, possibilitando assim uma maior agilidade na conclusão das operações. Utilizam técnicas de inteligência artificial e possui limitações pois nem todo conhecimento especialista pode ser transferido ou captado.
3.1.8 Sistema de Informação para operações
São sistemas individuais que realizam funções independentes de determinados setores. Atualmente é substituído pelo ERP, pois o primeiro não há integração entre os setores da empresa, levando a desperdício de tempo e produtividade.
3.1.9 ERP – Enterprise resource planning
O ERP (Planejamento dos Recursos Empresariais), também chamado de Sistemas Integrados
...