Artigo Servidores de Mídia
Por: Alex Rodrigues • 8/7/2018 • Artigo • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 173 Visualizações
SERVIDORES DE MÍDIA
Alex Rodrigues
Maico João Trombelli
IFC – Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari
BSI (3) – Artigo da Disciplina de Segurança de Redes
23/06/2018
RESUMO
Dentre todas as tecnologias que atualmente existem no mercado, os servidores de mídia fazem parte basicamente do lazer de famílias ou grupos. Essa tecnologia vem se desenvolvendo cada vez mais, assim facilitando a conexão de vários dispositivos que conectados a uma rede podem realizar determinadas operações.
Palavras-chave: servidores de mídia; tecnologia; dispositivos.
1 INTRODUÇÃO
Já é algo comum a utilização de servidores de mídia em muitos lugares, sua praticidade e seus benefícios conquistam cada vez mais famílias e outros usuários.
Nele é possível a transmissão de dados por qualquer aparelho remoto conectado a esse servidor, fazendo assim a transferência para um equipamento de apresentação como televisões, projetores, computadores, entre outros. E toda essa tecnologia é facilmente obtida por softwares gratuitos disponíveis na internet, onde só é necessário um equipamento para servir como servidor.
Muitos equipamentos já possuem essa funcionalidade de poder ter essa conexão remota dentro de um servidor de mídia, eles são equipamentos feitos por empresas que fazem parte do grupo pertencente ao acordo DLNA.
2 SERVIDORES DE MÍDIA
Servidores de mídia podem ser um computador ou qualquer outro equipamento que serve como um servidor que possui configurações ativas, tornando este servidor uma central de mídia que também gerencia esses arquivos e dados. Dentro de um servidor de mídia são permitidos o armazenamento e a execução de fotos, vídeos, músicas, sendo assim possível o acesso local ou até remotamente a esses arquivos e minimizando o uso de cabos para conexão.
Para ser configurado um servidor com esse acesso remoto é necessário a instalações de alguns softwares, que dependem do sistema operacional utilizado do equipamento, e que para cada tipo de sistema é necessário uma configuração especifica, não esquecendo que para o acesso remoto funcionar, é necessário realizar uma configuração dentro do seu roteador, permitindo que um usuário fora de sua rede local possa acessar sua rede interna. Nessas configurações, as principais são: a criação de uma rede privada ou o redirecionamento ou encaminhamento de algumas das portas do seu roteador.
A utilização de um Storage para essa finalidade agrega ao usuário uma grande capacidade e dependendo das configurações permite uma enorme segurança com os arquivos. Alguns exemplos são o Storage NAS e Christie Pandoras Box.
O Storage NAS é um equipamento para armazenar e compartilhar dados, sempre através de uma conexão de rede local. Ele é composto por um ou mais processadores, memórias e demais componentes de um computador conhecido, porem sua única diferença é que seu sistema de armazenamento de informações é confiável e possui maior espaço, onde normalmente composto de dois ou mais discos rígidos.
As Pandoras Box da família de ferramentas de hardware e software Christie, também são um grande exemplo de storages, pois entregam ao usuário controle total sobre todo o fluxo do trabalho, maximizando sua eficiência ao permitir a integrar-se com os displays para a transferência e compartilhamento de dados.
Alguns softwares disponíveis para facilitar a criação do seu servidor de mídia, podemos citar o DivX Media Server e o TVersity.
O DivX Media Server é um software gratuito que permite transmitir vídeos, músicas e fotos para qualquer dispositivo DLNA compatível, nele é possível transmitir vídeos MKV e DivX locais diretamente do seu computador para o seu Chromecast. Onde só é necessário escolher os arquivos de vídeo que você deseja assistir na sua TV ou equipamento que deseja transmitir.
O TVersity também não fica para trás, esse software além de compartilhador de mídia, com ele você poderá gerenciar seus arquivos locais de mídia, bem como o conteúdo que está dentro do seu computador. Ele disponibiliza o conteúdo adicionado a ele para que possa ser acessado por todos os dispositivos conectados à sua rede doméstica.
Para acessar o servidor, basta digitar o IP do computador que tem o TVersity instalado, seguido de “:41952” (sem aspas) no navegador web do acessório. Se o IP do computador for “192.168.0.1”, por exemplo, digite “192.168.0.1:41952” (sem aspas) na barra de endereços do navegador.
3 DLNA
O DLNA (Digital Living Network Alliance) é um acordo entre empresas do ramo da tecnologia, onde esse acordo foi firmado com o intuito de estabelecer um padrão para a conectividade multimídia entre equipamentos eletrônicos de marcas ou modelos distintos. Os equipamentos que são certificados pela DLNA fazem parte de um "protocolo comum" é permitido a eles a interação de como acessar e compartilhar arquivos de vídeo, músicas e imagens entre esses aparelhos diferentes que estão conectados a uma mesma rede local.
Esse acordo foi estabelecido pela Sony em 2003 e atualmente existem mais de 240 membros associados, entre esses membros alguns muito conhecidos como a CISCO Systems, Microsoft, Sony, Panasonic, Toshiba, Nokia, LG, Samsung e Motorola. Alguns que são principais fabricantes mundiais de aparelhos eletrônicos, desenvolvedores de software, dispositivos, serviços e aplicações.
Com exceção da Apple que adota a seus equipamentos um outro protocolo chamado de DAAP (Digital Audio Access Protocol).
Essa tecnologia disponibiliza aos usuários conexões entre os mais variados aparelhos eletrônicos assim podendo exibir suas fotos armazenadas no seu computador em sua televisão para uma apresentação ou outras circunstâncias, diminuindo o uso de cabos ou até a troca de controles remotos por um smartphone.
Imagem de servidores de Streaming. Retirada do Web Site:
https://www.tekimobile.com/dlna-como-funciona-dlna/
3.1
...