As Arquiteturas CISC e RISC
Por: ravenclaw • 10/4/2017 • Artigo • 798 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
I. CISC
CISC, do inglês Complex Instruction Set Computer, é uma arquitetura de computadores que possui centenas de instruções diferentes, com alta complexidade e versáteis, este padrão usa comandos que incorporam muitas instruções mínimas para executar uma simples operação. Um processador com essa arquitetura é capaz de executar várias informações complexas diferentes, sendo extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são o 386 e 486 da Intel.
O surgimento do conceito de microprogramação em 1951, facilitou o trabalho de se projetar instruções complexas, implementando-as em microcódigo.
Os projetistas da arquitetura CISC consideram três aspectos básicos: uso de microcódigo, construção de conjunto de instruções eficientes e completas, e, a criação de máquinas de alto nível, com complexidade semelhante a comandos de alto nível. Colocados juntos, esses elementos foram precursores da construção de processadores CISC por um longo tempo, como a família Intel x86, processadores AMD, e anteriormente, os sistemas IBM e VAX.
II. RISC
RISC, do inglês Reduced Instruction Set Computer, é uma arquitetura de computadores que tem um conjunto pequeno e simples de instruções, que têm tamanho fixo e que levam a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Todas as instruções são executadas em um único ciclo, fazendo com que o processador execute várias instruções ao mesmo tempo, o que torna o processamento muito mais rápido, devido ao uso de Pipeline.
Na década de 80, a evolução de tecnologia levou a indústria a criar processadores cada vez mais rápidos, e isso fez surgir diversos estudos sobre aperfeiçoamento da arquitetura de computadores, dentre esses estudos, foram publicados os artigos de David Patterson e John L. Hennessy. Esses artigos descrevia uma nova arquitetura de processador, que propunha solucionar os problemas de custo e desempenho que existiam nas arquiteturas predominantes, tais estudos foram os precursores da arquitetura RISC.
RISC também é a arquitetura usada em processadores de videogames modernos, que tem um hardware dedicado somente ao jogo que está executando, o que o torna muito mais rápido em relação a microcomputadores com mais recursos.
III. CISC X RISC
Desde sempre houve uma discussão a respeito de qual dessas arquiteturas era melhor. Na década de 80, a tendência era de criar chips com instruções cada vez mais complexas, entretanto, alguns fabricantes seguiram outro caminho e criaram o padrão RISC. Ao contrário do padrão CISC, os processadores RISC utilizam poucas instruções simples. Com menos instruções, e com cada uma delas tendo execução otimizada, o sistema pode produzir um desempenho melhor. Por causa disso, os chips RISC são mais baratos e simples.
Um processador CISC é capaz de executar centenas de instruções, mas poucas dessas são usadas frequentemente, poderia então ser criado um processador para executar apenas as instruções mais usadas.
Em muitas tarefas, o processador CISC é melhor, por causa do seu grande número de recursos. Por causa disso, nos dias atuais vemos processadores híbridos, que são podem ser essencialmente RISC e mesmo assim incorporar recursos de processadores CISC ou vice-versa. Nos dias atuais não existe praticamente nenhum processador que siga somente uma arquitetura, todos misturam características de ambas, por questão de desempenho.
...