TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes AppleTalk

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Redes AppleTalk

Sobre

Como as redes AppleTalk diferem das redes baseadas no x86, você deve considerar algumas questões e conceitos especiais ao configurar uma rede AppleTalk.

Um conceito importante é o de interconexão de redes (observe que este é um conceito diferente da Internet relacionada aos protocolos TCP/IP [Protocolo de Controle de Transporte/Protocolo Internet]). A maioria das grandes redes AppleTalk não são redes físicas únicas nas quais todos os computadores estão conectados ao mesmo sistema de cabeamento de rede. Em vez disso, elas são interconexões de redes, que consistem em diversas redes físicas menores conectadas por meio de roteadores.

Os roteadores mantêm um mapa das redes físicas que constituem a interconexão de redes e encaminham os dados recebidos de uma rede física para as outras redes físicas. Os roteadores são necessários para que os computadores das diversas redes físicas possam se comunicar entre si. Eles também reduzem o tráfego na interconexão de redes, pois isolam as redes físicas. Em outras palavras, os roteadores enviam apenas os dados necessários a uma rede.

Alguns roteadores da rede são roteadores de propagação. Um roteador de propagação inicializa e difunde informações de roteamento sobre uma ou mais redes físicas. Essas informações especificam aos roteadores para onde devem enviar cada pacote de dados. Toda rede física deve ter um ou mais roteadores de propagação que difundam suas respectivas informações de roteamento.

Nem todos os roteadores são roteadores de propagação. Os roteadores que não fazem propagação mantêm um mapa das redes físicas integrantes da interconexão de redes e encaminham os dados para a rede física correta. Os roteadores de propagação também executam essas funções, e, além disso, inicializam as informações de roteamento, como números de rede e listas de zonas, para uma ou mais redes físicas.

Um computador que esteja executando serviços para Macintosh pode funcionar como um roteador de propagação ou como um roteador que não seja de propagação. Se for um roteador de propagação, ele deverá ser o primeiro servidor a ser iniciado para que possa inicializar os outros roteadores e nós com as informações de rede. Se não for um roteador de propagação, ele só poderá ser iniciado depois que o roteador de propagação tiver inicializado todas as portas. Você também pode usar roteadores de hardware dedicados na rede.

Redes AppleTalk Phase 2

Sobre

Há dois tipos de redes AppleTalk: Phase 1 e Phase 2.

AppleTalk Phase 1 era a arquitetura de protocolo AppleTalk original destinada a oferecer suporte a sistemas de rede para pequenos grupos de trabalho. Phase 1 oferecia suporte a apenas uma única rede física, que tinha somente um número e uma zona.

A rede AppleTalk Phase 2 melhorou os serviços de roteamento e nomes da AppleTalk. Isso significa melhor tráfego de rede e seleção de roteador. Agora, você pode criar redes AppleTalk que dão suporte a mais de 254 nós e têm diversas zonas.

É preciso usar a Phase 2 para executar o Serviços para Macintosh.

A Phase 2 possui estes recursos:

  • Aprimoramentos dos serviços de roteamento e nomes, como o suporte a redes AppleTalk com mais de 254 nós
  • Suporte a diversas zonas por rede
  • Melhor tráfego de rede e melhor seleção de roteador
  • Suporte para Token Ring, LocalTalk, Ethernet e FDDI

As redes LocalTalk possuem um único número de rede. É possível atribuir um intervalo de rede às redes EtherTalk e TokenTalk, possibilitando que haja mais nós na rede.

Zonas AppleTalk

Cada rede LocalTalk precisa estar em uma única zona. Cada rede EtherTalk e TokenTalk pode ter várias zonas e os nós individuais de uma rede podem ser configurados para estarem em qualquer uma das zonas associadas à rede.

Número de nós por rede

Um nó é qualquer tipo de dispositivo na rede. Cada cliente, impressora, servidor e roteador é um nó em uma rede AppleTalk.

As redes LocalTalk podem ter até 254 nós (mas, na verdade, esse número se limita a 32 nós ou menos devido à capacidade da mídia). As redes EtherTalk e TokenTalk podem ter até 253 nós para cada número no intervalo de rede e um máximo de 16,5 milhões de nós

Cuidado

  • Embora as redes EtherTalk e TokenTalk ofereçam suporte a 16,5 milhões de nós, não especifique toda essa quantidade de nós. A mídia de rede não consegue acomodar fisicamente tantos nós.

Observações

  • O recurso Ajuda e Suporte usa os termos Ethernet e Token Ring nas descrições da mídia de rede. Nas discussões sobre a implementação de uma rede AppleTalk em redes Ethernet ou Token Ring, EtherTalk e TokenTalk são utilizados. Para obter mais informações, consulte um manual da AppleTalk.
  • AppleTalk Phase 2 não está disponível em plataformas do Macintosh lançadas antes do Macintosh Plus. Ela requer a instalação do arquivo AppleTalk V53. Esse arquivo é instalado automaticamente quando você instala EtherTalk 2.0 ou TokenTalk 2.0.

Informações sobre o roteamento AppleTalk

As informações sobre o roteamento AppleTalk incluem:

  • Um número de rede ou intervalo de rede associado a cada rede física.
  • O nome da zona ou a lista de zonas associada a cada rede física.
  • A zona padrão da rede (se a rede possuir várias zonas).

O número de rede ou o intervalo de rede é o endereço ou o intervalo de endereços atribuído à rede. Um número de rede é exclusivo e identifica uma rede física AppleTalk específica. Por manterem um controle dos números e intervalos de rede, os roteadores podem enviar dados de entrada para a rede física correta. Um número de rede pode ser qualquer número de 1 a 65.535.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com