TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência da Computação Paradigmas de linguagem de programação

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 8

Ciência da Computação

Paradigmas de linguagem de programação

Rio Claro, 11 de junho de 2015.

SUMÁRIO

1. Critérios de linguagem de programação. 3

2. Definição de uma linguagem de programação sob a conotação sintática e semântica. 4

3. Evolução das principais linguagens de programação. 6

• 3.1 indicação da linguagem de programação do código descrito. 7

• 3.2 Relacionando a execução do programa. 8

• 3.3 Indicação de uso da linguagem de programação apresentada. 8

• 3.4 Indicação das linguagens de programação apresentadas e seus usos. 8

4. Introdução a tipos de dados. 9

• 4.1 Diferença de resultados. 9

• 4.2 Exemplos de linguagens. 9

5.Introdução a expressões e instruções de atribuição. 9

• 5.1 Mudança de conectivo. 9

• 5.2 Diferença de símbolos. 9

1. Critérios de linguagem de programação.

Na avaliação de uma linguagem de programação, é necessário abordar critérios como: Legibilidade, Capacidade de escrita, Confiabilidade das linguagens de programação e custo.

Legibilidade – Importância em ter a praticidade de ler e interpretar uma linguagem. Envolve o balanceamento da simplicidade global com a ideia de um programa conter um número aceitável de componentes básicos para aprendizado, não sendo tão simples a ponte de se tornar ilegível e também evitar múltiplos recursos para apresentar a mesma situação. Ainda engloba, a ortogonalidade que, relacionada a simplicidade, é definida por SEBESTA como um conjunto relativamente pequeno de construções primitivas que pode ser combinado de maneiras para construir as estruturas de controle e dados da linguagem. Um excesso levaria à complexidade e uma falta acarreta poucos atributos para resolução de um problema, ou seja, sendo boa a legibilidade o programador consegue entender melhor um problema e localiza-lo em sua linha de código para o reparo.

Capacidade de escrita – Avalia a facilidade para elaboração de um programa para solucionar problemas. Envolve subitens como já descritos; simplicidade, ortogonalidade, e o suporte para abstração e também a expressividade, sendo o suporte de abstração um item crucial para a programação dividido entre abstração de processos (criação de subprogramas) evitando a reaplicação de um determinado código e abstração de dados.

Confiabilidade – Um programa confiável deverá se comportar de acordo com suas especificações sob todas as condições, ser capaz de verificar existências de erros e também intercepta-los durante a execução.

Custo – O mais importante na decisão de implantação de um programa no meio empresarial, pois envolve custos como:

- Treinamento de funcionários

- Manutenção com os técnicos de informáticas em resolução de problemas

- Compilação, alguns projetos necessitam de compiladores pagos

- Portabilidade – Programas que não tem compatibilidade com outros SO’s

2. Definição de uma linguagem de programação sob a conotação sintática e semântica.

Linguagem de programação é uma forma organizada e padronizada de passarmos instruções ao computador. Ela é uma intermediadora entre o programador e o computador.

Quando falamos sobre linguagem de programação sob a conotação sintática, estamos nos referindo sobre as regras de escrita (“gramática”) de uma linguagem específica. Estas regras são específicas de cada Linguagem de Programação, por exemplo: Na linguagem C++ os blocos de comandos são limitados por “{}” enquanto que no Pascal, estes blocos são limitados por “begin” e “end”. Grosso modo, análise sintática é semelhante a um corretor ortográfico, onde são verificados possíveis erros de “ortografia” de uma linguagem de programação específica.

Podemos falar sobre Linguagem de Programação sobre a conotação Semântica também, que é uma análise “de código” que o compilador faz, verificando se o código resultará num programa correto ou não, por exemplo: Em Pascal, posso, erroneamente, programar uma conta de adição utilizando uma variável do tipo “integer” e outra variável do tipo “char”. Uma análise semântica mostrará o erro de se utilizar duas variáveis incompatíveis para este tipo de operação.

2. Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade.

Legibilidade é facilidade que um indivíduo consegue ler e entender um determinado programa. A legibilidade tem grande importância no aspecto de manutenção e/ou continuidade de um projeto por qualquer pessoa. Um programa bem escrito, de forma clara, concisa e organizada, garante, em grande parte, o sucesso de um projeto, seja no aspecto financeiro de manutenção e atualização do sistema e em economia de recursos do computador que irá executar o programa.

Capacidade de escrita diz respeito a escolha de determinada linguagem de programação para resolução de determinado problema, por exemplo. Não é viável escolher a linguagem Assembly para o desenvolvimento de um software comercial, simplesmente porque a linguagem não foi desenvolvida para tal propósito. A escolha errada de uma linguagem implicará em má legibilidade, altos custos de manutenção, treinamento e desenvolvimento.

Confiabilidade de uma linguagem de programação é um conjunto de verificações a fim de atestar se um programa cumpre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com