TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aptps paradigmas de programa

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do Livro

Arquitetura de Sistemas Operacionais

Capitulo 1

No primeiro capitulo lembra como funciona o sistema operacional, interagindo, hardware com o usuário. Facilitando a sua visualização (usuário).

Também fala sobre a história dos computadores. Como em 1822, Charles Babbage criou uma máquina de fazer cálculos de equações poliniminais. Mais tarde , em 1833, criou uma evolução da máquina efetuando qualquer tipo de calculo. Mas tudo isso de forma bem analítica nada digital, porém é considerado como o “pai do computador”.

Já em 1854, o matemático inglês George Boole criaria a lógica booleana (provente de seu sobrenome), que seu conceito é baseando na lógica binária que é utilizada até os dias de hoje. O método utilizado era através de relés e válvulas, implementando nos primeiros computadores da década de 1940.

Em 1937, outro inglês Alan Turing desenvolveu a idéia de Máquina Universal, capaz de executar qualquer sequência de instruções (algoritmo), que também é muito utilizada nos dias de hoje.

Na segunda guerra mundial houve a necessidade de produzir máquinas de processamento rápido para fins militares, na decada de 40, imensas calculadoras que ocupavam áreas enormes que tinha o processamento lento e duvidoso.

Nos EUA , 1944, foi construido o primeiro computador eletromecânico, batizado de Mark I.O ENIAC é considerado o primeiro computador eletrônico e digital.

Na década de 50 já começou os primeiros computadores transistorizados, permitindo maior velocidade de processamento e maior confiabilidade, e as memórias magnéticas permitiam o acesso mais rápido as dados, também nessa década os computadores já começam a ficarem menores.

Capítulo 2

No capítulo 2, mostra o conceitos básicos sobre hardware e software, e o processamentos de dados.

Hardware é um conjunto de circuitos eletrônicos interligados, formado por processadores, memórias, registradores, barramentos, monitores de vídeo, impressoras, dispositivos de entrada e saída.

Processador é a unidade central de processamento (UCP), seria onde gerencia todo o sistema computacional controlando as operações realizadas. Sua função principal é controlar as instruções presentes na memória principal. Cada processador é composto por unidade de controle, unidade lógica e aritmética, e registradores. A sinc b ,i zronização de todas as funções é realizada através de sinal de clock. Que é um cristal de quartzo que, devidamente polarizado, oscila em uma determinada frequência estável e bem determinada. Registradores são dispositivos com a função principal de armazenar dados temporariamente.

Memória principal é onde são armazenadas as instruções e dados. A memória é composta por unidades de acesso chamadas células, sendo cada célula composta por um número de bits. Memória cache é uma memória volátil de alta velocidade mais pouca capacidade de armazenamento. Já a memória secundária é a fixa que não precisa estar energizada para guardar os dados, porém é mais lenta mas com capacidade de armazenamento bem maior.

Pipeling já é uma técnica que permite o processador executar varias instruções ao mesmo tempo em estágios diferentes. Pode ou não ser usados com um ou mais processadores, essa técnica aumenta o desempenho do sistema computacional

Na arquitetura risc e cisc é uma linguagem entendida pelo processador no caso risc poucas instruções, feitas diretas pelo hardware , usa mais os registradores e usa bastante a arquitetura pipeling. Na cisc recebe muitas instruções com diversos modos de endereçamentos usa pouco os registradores e a técnica pipeling.

Loader carrega na memória principal um programa a ser executado.

Depurador ]

acompanha usuario na execução do programa para achar erros.

Capítulo 3

Nesse capítulo é apresentado mecanismos, técnicas e dispositivos que possibilitam a implementação da concorrência como interrupções e execuções.

Sistemas monoprogramáveis, permite que apenas um programa seja executado por vez, dedicando o processador para essa tarefa.

Sistemas multiprogramavéis, permite que seja executado mais tarefas ao mesmo tempo, porém divide o processador para as tarefas.

Durante a execução de um programa pode ocorrer algum evento inesperado, isso se chama interrupções ou exceções. Interrupção pode ser realizado tanto pelo hardware quanto pelo software, é gerada por algum evento externo ao programa, independe da instrução que está sendo executada. Na execução é semelhante a interrupção, sendo a diferença é o ][/]}motivo pelo qual o evento é gerado.]~

Buffering, é uma técnica utilizada na área da memória principal, que permite minimizar o problema de disparidade da velocidade de processamento existente entre o processador e os dispositivos de E/S.

Spooling, é uma técnica que utiliza uma área em disco como se fosse um grande buffer. Nesse caso, dados podem ser lidos ou gravados em disco, enquanto os programas são executados concorrentemente.

Reentrância, é quando vários usuários utilizam ao mesmo tempo aplicativos, como editores de texto, compiladores.

Capítulo 4

O sistema operacional é um conjunto de rotinas que oferece serviços em suas aplicações. Esse conjunto de rotinas é denominado núcleo de sistemas ou kernel.

No sistema operacional as rotinas passa das aplicações para o system call (que controla as execuções da rotina do sistema operacional), que passa para o núcleo do sistema operacional, que manda as informações para o hardware .

Na linguagem de comandos permite que o usuário comunique com o hardware, facilitando deletar, criar arquivos consultar diretórios ou verificar hora e data armazenadas no sistema.

Arquitetura monolítica pode ser comparada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com