Conceitos de Sistemas Operacionais
Por: Gabriel Rossetto • 27/10/2018 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Gabriel Rossetto – Conceitos de Sistemas Operacionais
Módulo 5
- Explique o tipo de acesso ao dispositivo de E/S conhecido como DMA? O que o diferencia do E/S programada e o baseado em interrupções?
DMA, ou acesso direto à memória, permite que dispositivos de hardware acessem a memória do sistema para escrita e leitura sem a necessidade de envolvimento com a CPU. O objetivo da DMA é melhorar o desempenho e aumentar a velocidade do processamento de dados.
A diferença do DMA para a E/S programada e a baseada em interrupções, é que a E/S programada e a baseada em interrupções dependem da CPU para as ações. Ou seja, a CPU é o "meio campo" para o acesso a memória. Já no DMA não existe a dependência da CPU.
- O que é swapping e para o que é utilizado?
Swapping é quando ocorre o procedimento de processos inteiros sendo transferidos da memória para o disco rígido. Podemos afirmar que swapping é uma técnica utilizada para gerencia de memória que visa dar a maior taxa de utilização à memória principal afim de melhorar seu compartilhamento.
Outro objetivo deste procedimento é resolver o problema de falta de memória principal em um sistema.
- O que é fragmentação interna? E fragmentação externa? Quando elas ocorrem?
A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa memória secundária, ela ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa completamente o espaço da unidade de alocação destinado a ele, causando desperdício de espaço.
Fragmentação externa são as áreas de memórias livres geradas entre os processos, que ocorrem durante a execução de processos.
Fragmentação externa ocorre no particionamento dinâmico. Este tipo de fragmentação começa a acontecer quando os programas forem terminando e deixando espaços cada vez menores na memória, não permitindo o ingresso de novos programas.
Fragmentação interna ocorre quando uma técnica de alocação de memória de tamanho fixo é usada. A fragmentação externa ocorre quando uma técnica de alocação de memória dinâmica é usada.
Fragmentação interna ocorre quando uma partição de tamanho fixo é atribuída a um programa / arquivo com menos tamanho do que a partição que torna o resto do espaço nessa partição inutilizável. A fragmentação externa é devido à falta de espaço adjacente suficiente após o carregamento e a descarga de programas ou arquivos há algum tempo porque, em seguida, todo o espaço livre é distribuído aqui e ali.
- O que é paginação?
Paginação é um mecanismo de gerenciamento de memória no qual um computador armazena a recupera dados de um armazenamento secundário para uso na memória principal. Geralmente as transferências são feitas por páginas ou grupos de páginas. As páginas possuem um tamanho fixo. A ideia é transferir para o disco as páginas de memória pouco usadas (isto é, acessadas).
...