DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO DE ANÁLISE DE MÉDIA, MEDIANA, MODA E DESVIO PADRÃO, VARIÂNCIA
Por: fernandoazevedo • 19/9/2017 • Trabalho acadêmico • 4.727 Palavras (19 Páginas) • 1.202 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP
David Ludvig Santos Silva- D133CI5
Fernando Romão de Azevedo – C8730B0
Gustavo Land Nascimento – D129392
Jhonathan Galate Ramiro – C9028C6
João Manoel Gazoli de Freitas – B975CF4
Max Halnisch – C98FGB3
Sergio Melone Jr – C7951I3
“DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO DE ANÁLISE DE MÉDIA, MEDIANA, MODA E DESVIO PADRÃO, VARIÂNCIA”
Santos, 01 de Junho de 2017.
Índice
1. Objetivo do trabalho.................................................................................................2
2. Introdução.................................................................................................................3
3. Conceitos gerais.......................................................................................................4
4. Dissertação sobre o tema, linguagem e POO........................................................10
4.1 Java......................................................................................................................12
4.2 POO......................................................................................................................13
5. Projeto (estrutura) do programa.............................................................................17
1. Objetivo do trabalho
Com base em dados recentes a respeito do aumento na emissão de gases poluentes em grande parte do território nacional e internacional, e com a ideologia firmada em colaborar na preservação e conscientização da não emissão de gases tóxicos no meio ambiente, foi elaborado um Software simples, porém eficaz no que se diz a respeito de fornecer dados estatísticos precisos quanto a emissão de gases.
Tendo em vista institutos e pesquisadores especializados no assunto, preservação do meio ambiente e emissão de gases tóxicos, como principais interessados em adquirir o software elaborado pela equipe de desenvolvedores, detalhes precisos foram o foco do projeto criado.
Definir a média e moda dos valores alcançados através de coletas programadas nos locais onde o dano ao ecossistema é maior e realizadas com os devidos equipamentos específicos utilizados pelos fiscais em exercício de suas funções foi o principal objetivo do projeto, bem como gerar o desvio padrão para contribuir na elaboração dos gráficos para registro e acompanhamento gradual deste grande problema que vem gerando danos irreparáveis ao globo.
Motivados em contribuir na preservação do eco sistema, o projeto foi assim estudado, estabelecido, e por fim elaborado para que possa ser útil aos profissionais da área de Meio Ambiente.
2. Introdução
Elaborado a fim de contribuir na análise e controle estatístico da emissão de gases tóxicos que são liberados diariamente não só no território nacional, mas também internacional, gerando danos agressivos à saúde de todo o ecossistema global, o Software escrito pelo grupo de desenvolvedores tem como base a linguagem de programação JAVA.
Criada em meados da década de 90 é uma derivada da linguagem C, criada por um grupo de programadores que tinham como meta revolucionar e facilitar a interação de equipamentos frequentemente utilizados no dia se tornou realidade e desde então vem sendo utilizada por toda a comunidade de desenvolvedores já que se trata de uma plataforma aberta e que permite ser compilada por qualquer sistema operacional que tenha instalado o JVM (Java Virtual Machine).
Tendo em vista a iniciativa de poder contribuir com a classe de pesquisadores ambientais no seu dia-a-dia, o Software EcosystemControl foi elaborado para facilitar com dados precisos a criação de tabelas e gráficos que mostram os números preocupantes da quantidade de gases poluentes emitidos em escala anual através das grandes indústrias têxtil, petroquímicas, entre outras.
Gerando a média ponderada, mediana, moda, desvio padrão e variância especula-se entre os desenvolvedores que este software é mais uma forma de contribuir nesta árdua luta contra a poluição do ecossistema.
Detalhes a respeito da elaboração e construção dos códigos serão conceituados sequencialmente para que não haja dúvidas a respeito do projeto criado com todo cuidado e intuito de fornecer dados que colaborem nas estatísticas que visam reduzir e/ou sanar esse grave problema que o mundo vem enfrentando a décadas.
Para essa elaboração usamos a Programação Orientada a Objetos (POO) diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como C# e Java.
Programação orientada a objetos (OO), em uma definição formal, é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Ou seja, é um modelo utilizado no desenvolvimento de software onde trabalhamos com unidades chamadas objetos (é ser objetivo;-)
Como veremos, a orientação a objetos visa um pensamento o mais próximo possível da vida real. Ao programar orientado a objetos não teremos apenas funções que são chamadas uma seguida da outra, mas sim objetos que possuem estado e comportamento.
A programação orientada a objetos traz uma ideia muito interessante: a representação de cada elemento em termos de um objeto, ou classe. Esse tipo de representação procura aproximar o sistema que está sendo criado ao que é observado no mundo real, e um objeto contém características e ações, assim como vemos na realidade. Esse tipo de representação traz algumas vantagens muito interessantes para os desenvolvedores e também para o usuário da aplicação.
...