Didática e Metodologia do Ensino de Computação
Por: andinho12 • 12/10/2018 • Relatório de pesquisa • 3.755 Palavras (16 Páginas) • 758 Visualizações
Página 1 de 16
Didática e Metodologia do Ensino de Computação
- O processo de ensino e aprendizagem tem sido estudado segundo diferentes enfoques. Condensamos neste estudo uma análise comparativa tanto dos pressupostos comuns como dos diferentes, pertinentes as diversas abordagens teóricas que procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem. Essas correntes teóricas procuram compreender o fenômeno educativo através de diferentes enfoques, muitos deles relacionados com o momento histórico de sua criação e do desenvolvimento da sociedade na qual estavam inseridas. Essa reflexão auxilia no atendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades de ensinar e aprender. (SANTOS. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Jan-Mar, 2005, ano xi, no. 40, p.19-31)
Esse texto, que consta como material de leitura no PEGE, nos esclarece, dentre vários aspectos, que:
- O processo de ensino e aprendizagem é composto de duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito.
- J. Dewey contribuiu para a educação, na medida em que idealizou um método pedagógico em que o aluno aprenderia não mais apenas ouvindo seu professor dissertar. O aluno aprenderia fazendo. Entretanto, tal método sofreu críticas, sendo intitulado por educadores progressistas de pragmatistas. A este método de Dewey incorporado no sistema educacional brasileiro, denominamos de:
a) Escola Nova
- A didática tem concepções diferentes em cada tendência pedagógica. Leia a concepção de Didática descrita a seguir e assinale a qual tendência pedagógica ela se refere: Não há uma didática explicita. O professor se põe diante de uma classe com a tarefa de orientar a aprendizagem dos alunos. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos. O ensino está centrado na realidade social, em que o professor e os alunos analisam problemas e realidades. Nesse processo em que se realiza a discussão, os relatos de experiencias vividas, a pesquisa participante, o trabalho em grupo, vão por isso, o professor é o coordenador ou animador das atividades que se organizam sempre pela ação conjunta dele e dos alunos.
- Pedagogia Libertadora
- Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências, o planejamento assumiu uma função essencialmente burocrática e de controle do trabalho alheio, tanto no âmbito da organização dos sistemas de ensino, quanto no interior de nossas escolas. Esse modelo de planejamento burocratizado se sustenta:
a) na divisão do trabalho, na fragmentação da ação educativa e em concepções de caráter predominantemente instrumental e técnico do planejamento.
- A organização do ensino tem sofrido, nos últimos anos, inúmeras propostas de transformação. Assim, diversas escolas pedagógicas foram criadas com a finalidade de orientar a pratica pedagógica. Em algumas delas, o aluno é considerado como agente passivo do processo educativo. Porém, com o surgimento da escola construtiva, o aluno passa a ser o agente promotor de sua própria aprendizagem. Observe as 4 características do ensino pautado no método construtivista e marque a única que não está de acordo com esse método.
- Os professores e alunos se limitam ao pensamento centrado em suas próprias ideias.
- Segundo Damis (1995, p.13-14): [...] e educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua pratica. Vivenciada através de uma pratica social especifica-a pedagogia – está educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade.
Neste contexto podemos assinalar como característica da tendência pedagógica Libertadora:
- O professor se põe diante de uma classe com a tarefa de orientar a aprendizagem dos alunos. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos.
- Na disciplina Didática e Metodologia do Ensino de Computação, especificamente no período entre os ciclos 1 a 3, estudamos como o conceito de didática mudou no decorrer da história da educação e partir da influência das diversas tendências pedagógicas/abordagens de ensino. Responda: Qual a concepção atual de didática? Apenas uma alternativa é a correta.
- É um campo de estudos e pesquisas voltado para a tarefa de fundamentar o processo ensino-aprendizagem como uma pratica, social, o que impõe, a essa área de conhecimento, o papel de refletir a partir das características dessa pratica diante das novas demandas que mundo atual apresenta. [...] a principal tarefa da didática, para fundamentar o sucesso do processo de ensinar e aprender, será a de, ao tomar o ensino como pratica social, buscar compreende-lo em todas as duas determinações; olhar-se assim inserido nessa pratica; e ir dialogando com esse processo na busca de articulações e possibilidades que a pratica evidencia. [...]. Também ser mediadora na construção da identidade profissional do professor (PIMENTA; FRANCO, 2012, p. 9 e 86).
- A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Dentro desse processo a avaliação formativa é aquela que:
- Acontece ao longo do processo, com objetivo de reorienta-lo.
d) propiciar o estabelecimento de um clima estimulante para o desenvolvimento das tarefas educativas | |
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com