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Dispositivos Periféricos Típicos: Disco, Rede, Vídeo e Teclado

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

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Disco:

Dispositivo de armazenamento de grande quantidade de dados,  Baseado nos conceito de formatação logica, que consiste em gravar informações no disco de forma que possam manipulados pelo sistema operacional e partição, que está associada a capacidade de dividir logicamente o disco em vários outros discos.

O tempo de acesso, tempo que o cabeçote gasta para se posicionar na trila ou setor  desejado, ler ou escrever o arquivo é calculado através da soma dos:

Seek time: Tempo necessário para deslocar o cabeçote de leitura e escrita até o cilindro correspondente.

Tempo de latência: tempo para se posicionar o cabeçote no bloco que será lido ou escrito

Tempo de transferência: tempo gasto para fazer a leitura ou escrita do dados.

Os sistemas geralmente utilizam de algoritmos para maximizar o uso do disco, este algoritmos podem ser do tipo

First come firstserved (FCFS), neste caso as solicitações são realizadas de acordo com ordem dos pedidos  Shortestseek Time First(SSTF),já neste modelo as solicitações vão atender de forma a minimizar o movimento do cabeçote de leitura e escrita entre os cilindros.

Scan, mesmo de sstf, diferente apenas que direciona uma direção para o cabeçote seguir. C-SCAN(circula Scan), os pedido são atendido em um único sentido da varreadura, alternando

entre cilindros internos e extrenos.

Utiliza o conceito de Raid,  para solucionar o problema associados com armazenamento de grandes quantidade  de dados.

Exemplos

Raid 0: Os dados são divididos em diferentes discos rígidos físicos, que compõem o

raid. Os discos são agrupados parecendo ser um único disco.

Raid 1: Espelhamento , utiliza 2 disco, onde os dados são gravados simultaneamente ,

causa uma pequena lentidão, mas a segurança compensa o esforço.

Teclado

É o periférico que permite o usuário inserir dados através de diversas teclas, inclusive com combinações. Em Matematicamente é visto como uma matriz de linhas e colinas que entram em contato quando uma tecla é pressionada.

Utiliza o scancode, para tratar as interrupções e consultar uma tabela interna, onde após substitui o scancode pela tabela ASCII, utilizando o código correspondente. Em seguida este código fica no buffer do teclado e é recuperado por chamadas do sistema operacional.  Para solucionar o problema de acentos, faz uso dos mapas de códigos, onde os programa e aplicativos são capazes de consumir caracteres do buffer e convertê-los de forma apropriada.

Principais teclas utilizadas:

DEL/DELETE - possui a função de apagar os dados selecionados no computador

SHIFT - possui função de fixar os caracteres em letra maiúscula, e obter alguns caracteres posicionados na parte superior das teclas

INS/INSERT - sua função é ativar o modo de inserção de texto e, quando este já estiver ativado, desativá-lo. Assim qualquer caractere digitado é inserido onde estiver o ponto de inserção dentro do texto.

CRTL - esta tecla gera comandos especiais quando utilizada em conjunto com outra tecla. Esses comandos dependem do comando em uso.

CAPS LOCK - quando ativado, qualquer caractere será interpretado como maiúsculo, valido somente para teclas alfabéticas. Precionando a tecla novamente o comando será desativado.

ESC - geralmente usada para abandonar um programa ou um procedimento, causado por acidente.

TAB - usado em programas editores de texto com a função de avançar a tabulação do texto.

ALT - permite o uso extra de algumas teclas. É inativa.

ENTER - as teclas ENTER e RETURN possuem funções idênticas, confirmando a entrada de dados no computador.

BACKSPACE - retrocede o cursor, apagando o caractere imediatamente à esquerda do mesmo.

HOME - refere-se a um deslocamento do cursor, levando-o ao início de algo.

END - o inverso de HOME

PAGE UP - desloca o cursor uma tela acima

PAGE DOWN - desloca o cursor uma tela a baixo

SETAS - desloca o cursor no sentido indicado

REDE

É a transmissão e o recebimento de dados através das redes de computadores podemos considerá-la como um periférico de entrada/saída de dados, de comunicação e também de armazenamento de dados. Através de placas de rede (por exemplo, Ethernet) conectadas internamente nos computadores usuários podem receber/enviar, compartilhar e armazenar informações utilizando redes locais (Intranet) ou a rede mundial (Internet). O acesso a rede mundial também pode ser feito com uma placa de fax/modem (externa ou interna) conectada a um computador doméstico e a uma linha telefônica.

VÍDEO

O sistema de vídeo é a parte mais importante do computador, pelo fato de que é o componente que mais interage com o usuário. E ele se divide em duas partes: um adaptador de vídeo (placa de vídeo) e um monitor.

a) Placa de vídeo: Utilizada para obter uma boa qualidade gráfica.

Terminologia:

Pixels: pixel é o menor elemento da imagem. É portanto, a menor área da tela cuja cor e brilho podem ser controlados;

Resolução da Tela: a resolução define a nitidez da imagem em uma tela em função do número de pixels;

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