Eletrico digital
Por: djdanillo • 10/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 247 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D’OESTE
Adriano Seixas de Oliveira :1171375176
Flavio Henrique dos santos: 1157383963
Michel Medrado: 1171365124
TCC 1
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D’OESTE
TCC1
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Mecanica sob a orientação do professor Mestre : Leandro Ribeiro
Adriano Seixas de Oliveira
Flavio Henrique dos santos
Michel Medrado
TCC1
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Mecanica sob a orientação do professor Mestre : Leandro Ribeiro.
Cordenador: Leandro Ribeiro
Assinatura: ___________________
Contents
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referencias bibliográficas
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do uso do Misturador de Areia Verde, pelas indústrias que contemplam o processo de fundição, bem como no auxilio para se ministrar aulas praticas de Processos de Fabricação, facilitando o aprendizado dos alunos. O projeto mostra que é possível desenvolver um equipamento em dimensões menores que os utilizados pela indústria com a mesma tecnologia e qualidade, proporcionando o desenvolvimento profissional dos estudantes.
Palavras Chaves:Misturador areia Verde, Fundição, aulas práticas, projeto, desenvolvimento profissional.
Abstract: This article aims to demonstrate the importance of using the Green Sand Mixer, by industries that include the casting process as well as in aid to teach practical classes of Manufacturing Processes, facilitating student learning. The project shows that it is possible to develop a device smaller than those used by the industry with the same technology and quality, providing the professional development of students.
Key Words:Greensandmixer, Foundry, practical classes, design, professional development.
Introdução
De acordo com JOSÉ M.G.CARVALHO FERREIRA – “fundição é definido como conjunto de atividades requeridas para dar formas aos materiais por meio da sua fusão”.
Esse processo vem sendo muito importante para o desenvolvimento tecnológico desde a era dos primórdios, tendo sido aperfeiçoado tanto para pequenas peças como nas técnicas utilizadas nos processos siderúrgicos.
Baseia-se no aquecimento do material até seu ponto de fusão ou liquefação, posteriormente sendo escoado em uma cavidade denominada molde, aonde se ocorre o resfriamento do metal.
Esses moldes são fabricados através do processo em areia de fundição ou terras especiais, sendo encontrados com certa facilidade na natureza.
Neste artigo iremos abordar sobre o equipamento utilizado para a mistura de areia verde, um dos materiais utilizados no processo de fabricação de moldes por areia, juntamente com a importância da utilização do mesmo em uma aula pratica referente aos processos de fundição.·. é considerado muito antigo por já ser utilizado pelos primórdios sendo muito importante para o desenvolvimento
Desenvolvimento
Atualmente se pode observar que os conjuntos mecânicos metálicos estão por todas as partes, estão nas ruas (carros as motos), no céu (os aviões), em casa (fogão a geladeira), mas para formá-los são necessários processos de fabricação mecânicos, tais como a usinagem →Processo de fabricação que promove a retirada de material da peça por cisalhamento, a soldagem → É o processo de união de materiais usados para obter a união localizada de metais e não metais; entre outros.
Um processo de fabricação que pode anteceder a usinagem é a Fundição.
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas, a partir do metal liquido despejado em um molde com formato e medidas da peça a ser fabricada.
Nesse processo de fundição o material mais utilizado para a construção dos moldes é a Areia Verde, que não tem nada a ver com a cor, pois tem esse nome devido a manter a suma umidade original, ou seja, não necessita passar por uma etapa de secagem. Esse tipo de material é mais utilizado nos moldes, pois suportam melhor as altas temperaturas de fusão e após a sua utilização, praticamente 98% da areia pode ser reutilizada.
Garante bons resultados para os que atuam no ramo da fundição, quando se deseja obter peças com geometrias complexas, ou que possuam grandes dimensões, pois a vantagem é que se tem menor distorção de formato do que de areia seca, devido a não ter necessidade de aquecimento. Necessita também de um mínimo espaço de tempo para reutilização das caixas de moldagem, que proporcionam boa estabilidade dimensional com pequena chance de surgir trincas.
Sua composição se define da seguinte forma, segundo (CHIAVERINI em Tecnologia Mecânica vol. III, 1986.)
- Areia Base → constituinte granular refratário.
- Aglomerante → Betonita.
Betonita: que é uma argila gerada frequentemente de cinza vulcânica alterada, tem a ação de ligação entre os grão da areia base.
- Água → ligações químicas, aglomeração dos grãos.
- Aditivos →Pó de carvão; Amido de Milho; Dextrina.
Pó de Carvão: atenua efeitos de expansão da sílica; Reduz contato do metal líquido com a superfície do molde deste modo melhora o acabamento superficial.
Amido de Milho (Mogul): aumenta a plasticidade.
Dextrina:aglomerante orgânico, que aumenta resistência aos efeitos da expansão térmica da sílica.
Esse processo aplica-se a diversos tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, alumínio, dentre outros materiais. Isso é possível desde que as ligas metálicas apresentem as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez.
...