Estrutura de uma Linguagem de Programação
Por: daniel.brtz • 6/6/2016 • Projeto de pesquisa • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 344 Visualizações
Especificação de Requisitos de Software da linguagem TAD
1. Introdução
Será desenvolvida uma linguagem de programação baseada no paradigma estrutural nomeada TAD. O objetivo da linguagem é a aprendizagem da lógica de programação, pois possui um escopo limitado às funcionalidades básicas.
1.1 Finalidade
A finalidade da linguagem de programação TAD é fornecer um suporte básico as pessoas que estão dispostas a iniciarem suas atividades como programador de software.
1.2 Escopo
- TAD é uma linguagem de programação voltada principalmente para o aprendizado da lógica básica de programação.
- A linguagem não suporta procedimentos ou funções. Além disso, também não conta com estrutura de dados, ponteiros e tratamento de arquivos.
- A linguagem admite as quatro operações aritméticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), operações lógicas, estruturas de repetição e estruturas de controle de seleção.
- A linguagem TAD atualmente está em estágio de desenvolvimento, podendo ocorrer alterações.
1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações
Aqui devem ser fornecidas as definições de todos os termos, acrônimos e abreviações necessárias à adequada interpretação da ERS. É muito comum nesse tipo de documento o uso de glossários.
1.4 Referências
Relação completa de todos os documentos mencionados em qualquer outra parte desse documento. Cada documento deverá ser identificado por título, número do relatório (se aplicável), data e organização de publicação. Não se deve esquecer de especificar as fontes a partir das quais as referências podem ser obtidas. Essas informações podem ser fornecidas por um anexo ou através de outro documento.
2. Descrição Geral
- Perspectiva do produto: Espera-se que a linguagem de programação TAD possa auxiliar de maneira didática e intuitiva os iniciantes em programação de software.
2.1 Atributos do Produto
A linguagem atende aos seguintes critérios:
- Portabilidade: Tem a capacidade de rodar em diferentes plataformas sem a necessidade de maiores adaptações.
- Confiabilidade: A linguagem se comportará de acordo com as suas especificações. Dessa forma, acredita-se que a linguagem é confiável.
- Tipificação Forte: As variáveis não apresentam variação de tipos durante a execução do programa e duram até o encerramento do programa.
- Legibilidade: Facilidade em ler e escrever programas nessa linguagem.
2.2 Características do Produto
A BNF da linguagem está especificada no apêndice.
2.2.1 Identificadores
A declaração de identificadores segue a seguinte forma:
Os identificadores serão formados por caracteres alfabéticos com tamanho não limitado. Os identificadores não serão sensíveis ao caso, ou seja, não fará diferenciação entre caracteres maiúsculos e minúsculos. Não serão permitidos caracteres especiais na definição de um identificador, o mesmo ocorre com o uso de palavras reservadas.
2.2.2 Tipos Primitivos de Dados
Os tipos de dados oferecidos pela linguagem TAD são:
- inteiro
- real
- logico
- texto
2.2.2.1 Tipo inteiro
O tipo inteiro possui tamanho de 32 bits.
Suporta as seguintes operações: igualdade (==), diferenciação (!=), adição (+), subtração (-), maior que (>), menor que (<), maior ou igual que (>=) e menor ou igual que (<=).
É atribuído, por padrão, o valor 0.
Exemplo:
inteiro A;
2.2.2.2 Tipo real
O tipo real possui tamanho de 32 bits (24 bits para a mantissa e 8 para o expoente). Suporta as seguintes operações: igualdade (==), diferenciação (!=), adição (+), subtração (-), maior que (>), menor que (<), maior ou igual que (>=) e menor ou igual que (<=).
É atribuído, por padrão, o valor 0.0.
Exemplo:
real A;
2.2.2.3 Tipo lógico
O tipo lógico pode assumir apenas dois valores: verdadeiro ou falso.
A linguagem disponibiliza duas operações para o tipo lógico: igualdade (==) e desigualdade (!=).
As operações <, >, >=, <=, == e != sobre inteiros resultam em valores lógicos.
É atribuído, por padrão, o valor “verdadeiro”.
Exemplo:
logico A;
2.2.2.4 Tipo texto
O tipo texto pode assumir como valor todos os caracteres da tabela ASCII. A linguagem não possui um tipo específico para caracteres, porém o tipo texto pode ser usado para este fim. O caractere ‘\0’ é utilizado para indicar o fim do texto.
A linguagem disponibiliza duas operações para o tipo texto: igualdade (==) e desigualdade (!=).
Por padrão, não é atribuído nenhum valor para o tipo texto. Ou seja, um texto vazio é constituído apenas por um caractere ‘\0’.
Exemplo:
texto A;
2.2.3 Palavras Chaves e Reservadas
As palavras chaves da linguagem estão relacionadas abaixo, lembrando que todas são de uso reservado.
- programa
- variaveis
- inteiro
- real
- logico
- texto
- boate
- azul
- se
- senao
- entao
- escolha
- caso
- faca
- pare
- enquanto
- para
- de
- ate
- leia
- escreva
2.2.4 Declaração
As declarações dos tipos e seus respectivos identificadores devem vir logo após a palavra reservada “variaveis” e antes da palavra reservada “boate”. Deve ser declarado um tipo seguido do seu identificador por linha, sendo que no final de toda linha é obrigatório o uso de “;”. Deve-se seguir o formato:
...