Estudo de caso
Por: Adison Fernando • 16/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 571 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Monsanto
Empresa química que se transformou em uma das maiores empresas de ciência da vida e biotecnologia. Produz sementes com características genéticas como tolerância à herbicidas e proteção contra insetos.
Investiu substancialmente em GC criando uma unidade de negocio para focalizar as oportunidades de crescimento, criando um ambiente de aprendizado e compartilhamento. O objetivo era de compartilhamento de informações entre as pessoas convergindo informação em conhecimento que em seguida distribuí-lo para toda empresa.
Utilizando das tecnologias de informação e equipes de conhecimento, criaram conexões entre pessoas detentoras de conhecimento disseminando a informação dentro da empresa criando uma infraestrutura corporativa. A empresa possui excelentes profissionais na área da ciência e pesquisa.
Todo esse processo possuía como ponto negativo a recompensa dada à funcionários (em alguns setores) que possuíam habilidades individuais e especializadas fazendo com que os cientistas defendessem suas idéias com mais cautela. Isso foi logo resolvido com um trabalho de GC onde foi informado que o conhecimento coletivo traz mais poder e desenvolvimento. Contribuiu para o aumento da velocidade das obtenções de aprovações reguladoras de seus produtos.
Hospital de indianapolis
Servico de compartilhamento de registros medicos iniciado em 1997 por cinco hospitais de indianapolis que transfeiram seus registros para um banco de dados regional para compartilhamento de dados dos pacientes auxilinado medicos durante as cirurgias fornecendo informacoes sobre o paciente. Este trablaho na fico restrito so a isso expandindo-se a sistema de dados incluindo mais de treze hospitais incluindo varias praticas medicas que poderiam ser compartilhadas.
Utilizam tambem um servico de mensagens para compartilhamneto de resultados de exames agilizando o processo tornando-o mais eficaz.
Existe um certo esforco no pais para que isso possa se desenvolver, já que foi comprovado a economia que é gerada com a utilizacao de uma rede de compartilhamento de dados medicos. Este servico é gratuito por três anos e após, caso aceite, deverá pagar um valor por mês. Segundo Marc Overarge o CEO da Indiana Health Infomataion Exchenge a inclusao de medicos será cada vez maior e em futuro proximo espera que essa rede se expandir por todos os Estados Unidos e que mesmo com a crise continua no setor, o compartilhamento parece ser a melhor saida.
Buckman Labs.
Empresa de produtos quimicos. Foi implantado na década de noventa um forum global com tecnologia de intanet cuja funcao era criar uma juncao de todas as areas do conhecimento com base na funcao de negocio emtodos os sistemas e repositorios com uma inteface comum. Das muitas seções, algumas eram reservadas para treinamento interno. E cada uma designada para determinada tarefa, onde os funcionarios recebiam o conhecimento necessario para executar sua tarefa. Possuia uma estrutura de gestao qua assegurava que o conhecimento fosse mantido valioso, facil de localizar e atualizado.
Para que tudo isso funcionasse, contrataram um equipe para criacao do departamento de transferencia de tecnologia onde os responsaveis eram incumbidos ao projeto, desenvolvimento e manutencao de softwares e hardwares dos sistemas de GC baseados em tecnologia de informacao e comunicção.
Nestas equipes, os lideres (qumicos e microbiologistas altamente capacitados) eram responsaveis por reduzir a necessidade de armagenagem de conhecimento gerenciando suas atividades, facilitando mais o processo e a reutilizacao do conhecimento preparando resumos após cada discussao que ocorria em cada seção disponibilizando a todos em seguida. Assim a empresa permitiu aos funcionarios da linha de frente continuassem a atender aos clientes enquanto uma outra equipe se dedicava a capturar o conhecimento corporativo reutilizando-o.
...